Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

11 de novembro de 2014

PUC-SP oferece intercâmbio de 17 dias na Europa para estudantes de Economia e Administração de todo o Brasil

A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA/PUC-SP) vem oferecendo uma oportunidade diferente de intercâmbio para o exterior. Mais curto do que os convencionais, com 17 dias de duração, o programa é voltado para estudantes de Ciências Econômicas, Administração, Contabilidade e Ciências Atuariais e tem como objetivo mostrar na prática o que se lê nos livros. Alunos de qualquer universidade brasileira podem se inscrever, desde que falem inglês.

O roteiro “International Business & Economics” combina um curso com professores e especialistas europeus de 10 horas com visitas a instituições, entidades, empresas e organizações, além de passeios culturais guiados, sempre em inglês. Independentemente de onde estudam, os participantes receberão um certificado da PUC-SP após sua conclusão.

O programa será realizado de 11 a 27 de janeiro de 2015 e passará por Alemanha, França, Bélgica e Luxemburgo. Os alunos serão acompanhados pela professora do Departamento de Economia da FEA, Mariana Jansen Ferreira, que será a responsável por coordenar o programa em janeiro.

Para Mariana, o programa proporciona um salto qualitativo enorme em termos de conhecimento e experiência para os alunos que participam. “Eles têm a possibilidade de conhecer lugares e ter contato com pessoas a que pouquíssimos estudantes têm acesso. E, tudo isso, dentro de um contexto voltado às suas carreiras e acompanhados dos mais qualificados profissionais. É, sem dúvida, uma oportunidade única”, diz.

O objetivo da universidade é oferecer a um universo amplo de alunos brasileiros a oportunidade de participar de um intercâmbio no exterior. “Com roteiros mais curtos, conseguimos atingir estudantes que não tinham condições de participar de programas fora do país por não poderem deixar de lado aulas, estágios e empregos para viajar por seis meses, por exemplo”, explica Marina Martins, diretora da Campus Brasil, empresa parceira da PUC-SP no projeto.

“Os jovens terão a oportunidade de visitar lugares como OTAN, Parlamento Europeu, Conselho da Europa e Corte Europeia de Auditores, além de assistir a apresentações específicas para a sua área, prática que não é comum em roteiros normais de intercâmbio”, diz Daniel Amgarten, que também é diretor da Campus Brasil.

A tendência dos intercâmbios de curta duração já se estabeleceu nos Estados Unidos. Dados revelam que cerca de 60% dos universitários americanos que fazem intercâmbio no exterior participam de programas com, no máximo, oito semanas de duração. Outro ponto que diferencia o novo modelo das outras opções encontradas no Brasil é o custo mais acessível.

As inscrições para o intercâmbio “International Business & Economics” já estão abertas e são limitadas para estudantes de outras universidades. Mais informações sobre o roteiro podem ser encontradas no site www.campusbrasil.org.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir