Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

28 de novembro de 2014

A cultura preservada dos antepassados

A Sociedade de Cantores Gonçalves Dias, de Invernadinha, completou 99 anos

O canto coral foi um dos elos mais importantes na preservação da língua e cultura dos antepassados, especialmente no Rio Grande do Sul. Com a criação das ligas de cantores e clubes, os corais tiveram uma grande influência na vida das comunidades principalmente junto às igrejas. Historicamente, é possível dizer quer o canto coral veio junto com os imigrantes. Os pastores evangélicos luteranos, em sua absoluta maioria alemães natos, foram os responsáveis pela grande quantidade de cantos que os jovens e velhos, sabiam, na colônia.

Principalmente nas escolas da Comunidade, “Gemeindeschule”. São muitas as canções que ainda integram o repertório dos corais, como: Ach lass doch dein Trübsal fahren”, Die Rose, Eimar die ferne sehn, Jets komen die lustigen tage e Trämen jassen nicht zu dir, entre outras.

Na região de Não-Me-Toque, essa cultura ainda se faz presente e tem nos descendentes dos imigrantes a determinação de não se deixar esquecer, uma forma de permanecer ligado às origens.
Na noite de sábado (22), a diretoria e os membros da Sociedade de Cantores Gonçalves Dias reuniram convidados para comemorar o aniversário de fundação. Já se passaram 99 anos desde que o primeiro coro cantou oficialmente com esse nome.

Integrantes do Coral Gonçalves Dias no ano que completa 99 anos
Integrantes do Coral Gonçalves Dias no ano que completa 99 anos

O evento foi prestigiado pela prefeita Teodora Lütkemeyer e pela secretária municipal da Assistência Social, Clereci Shenkel, pelo vereador Neuri Sprandel, além de um grande público.

Egon Berwig, atual presidente da sociedade de cantores quase centenária – a mais antiga de Não-Me-Toque – cresceu vendo o seu pai, o saudoso Odelho Berwig, trabalhar pela manutenção, crescimento e expressão cultural do Gonçalves Dias. Assim como o pai, Egon é agricultor e todos os demais integrantes, mesmo os que já não residem na localidade de Invernadinha, tem sua origem na agricultura colonial.

Os eventos dos corais têm estatus de solenidade é com orgulho que eles preservam a cultura dos antepassados, sempre tentando cativar os mais jovens para garantir a continuidade.

A festa comemorativa ao aniversário de 99 anos da Sociedade de Cantores Gonçalves Dias, de Invernadinha, Não-Me-Toque, fundada em 15 de novembro de 1915, que tem Egon Berwig como presidente, Clecilde Junges na regência e Wilibaldo Berghan como Porta Bandeira, contou com a participação dos seguintes corais: Sociedade de Cantores Nunca Pensei, de Posse Gonçalves, Tio Hugo; Coro Misto de Invernadinha; Sociedade de Cantores Sempre Alegre, de Linha São Paulo, NMT; Sociedade de Cantores Glória, de Linha Glória, Lagoa dos Três Cantos; e o Coro Misto Olarias, de Lajeado.

Durante a appresentação foram lembrados aos cantores Erico von Fruhauf e Frederico Witte, falecidos neste ano. Erico Paulo von Fruhauf também foi homenageado por ter sido presidente e colaborador. Sua fotografia apresentada para depois ser inserida na galeria dos ex-presidentes.
Durante a appresentação foram lembrados aos cantores Erico
von Fruhauf e Frederico Witte, falecidos neste ano. Erico
Paulo von Fruhauf também foi homenageado por ter sido
presidente e colaborador. Sua fotografia apresentada para
depois ser inserida na galeria dos ex-presidentes.

Durante a apresentação foram lembrados aos cantores Erico von Fruhauf e Frederico Witte, falecidos neste ano. Erico Paulo von Fruhauf também foi homenageado por ter sido presidente e colaborador. Sua fotografia apresentada para depois ser inserida na galeria dos ex-presidentes. Após as apresentações dos corais foi servido jantar com culinária colonial alemã, seguido de baile.

Sociedade de Cantores Gonçalves Dias
Sociedade de Cantores Gonçalves Dias
Cantores cantando em Invernadinha
Cantores cantando em Invernadinha

Mapa Astral
Nenhum item encontrado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir