Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de dezembro de 2014

Campanha recolhe dez toneladas de lixo eletrônico na Expo NMT

O peso de televisores, computadores e eletrodomésticos sem utilidade para muitas pessoas chegou a dez toneladas de resíduos eletroeletrônicos. O local da entrega aconteceu na 8º Expo Não-Me-Toque, no dia 4 de dezembro. A agente ambiental e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Elisa Valduga, afirmou que a campanha superou a expectativa.

- Não imaginávamos que ainda tivesse tanto material para descarte. Em junho fizemos uma campanha na qual recolhemos em torno de nove toneladas – disse surpresa.

Durante a entrega foram separados os equipamentos recolhidos que estavam funcionando e quem passasse no local poderia levar para casa, para incentivar a reutilização, ao invés de descartar.
O material recolhido foi encaminhado de forma ambientalmente segura, segundo a agente ambiental, para empresas licenciadas que irão realizar a reciclagem para manter o meio ambiente mais limpo. Elisa lembra que a população deve evitar o descarte de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes no lixo comum ou no meio ambiente.

Campanha da Prefeitura estimula destinação correta de materiais poluentes
Campanha da Prefeitura estimula destinação correta de materiais poluentes

- Esses resíduos possuem metais pesados na sua composição, que podem contaminar o solo, a água e o ar, causando poluição e prejuízos à saúde do homem,  e prejuízos ao meio ambiente – alerta.

Em dois anos foram realizadas quatro campanhas pelo Departamento de Meio Ambiente de Não-Me-Toque e a intenção é dar seguimento em 2015. Enquanto o dia da campanha não chega, as pessoas podem levar o eletroeletrônico descartado ou equipamento antigo na loja em que foi comprado o produto.

- Nosso Município já implantou a Lei da Logística Reversa, ou seja, quem vendeu é responsável por dar o destino correto do produto descartado – informa Elisa.

A campanha de coleta do Lixo Eletrônico teve como parceiros o grupo de escoteiros Guardiões da Nascente, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Farroupilha, a empresa Stara e a Natusomos, empresa contratada para levar o material.

Campanha recolhimento lixo eletrônico

DSC_0824 DSC_0808

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir