Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de dezembro de 2014

Hospital Notre Dame Júlia Billiart inicia serviço de urgência e emergência 24 horas em fevereiro

Os municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três cantos passarão a contar com serviço para atendimento de urgências e emergências 24 horas a partir de 1º de fevereiro no Hospital Notre Dame Júlia Billiart.
O serviço foi viabilizado através de contrato assinado entre o Hospital e o Governo do Estado no final de mês de outubro.
- Após a assinatura, o Hospital tem 90 dias para organizar sua estrutura para disponibilizar o serviço. Neste período estamos em busca dos médicos que farão o atendimento das urgências e emergências. Também estamos produzindo os materiais de divulgação do funcionamento do novo serviço - informa o coordenador administrativo hospitalar Daniel Rubens Griep.
Além dos médicos para a cobertura 24 horas das urgências e emergências, outras ações são necessárias para o funcionamento do serviço. A coordenadora do serviço de enfermagem do Hospital, Irmã Luciane Mucelini, relata:
- As equipes do Hospital estão sendo preparadas para fazer o acolhimento com classificação de risco, onde o paciente será atendido primeiramente por uma enfermeira que avaliará a gravidade do caso e classificará por prioridade de atendimento.
A partir da assinatura deste contrato, ficam compartilhadas as responsabilidades entre o Hospital Notre Dame Júlia Billiart para o atendimento de Urgências e Emergências e dos municípios, responsáveis pelo atendimento das consultas e exames médicos.

Serviço de Acolhimento e Classificação de Risco será implantado no próximo ano
Visando o atendimento ao Serviço de Urgência e Emergência, na melhoraria do atendimento e na priorização dos casos mais graves, a Rede de Hospitais Notre Dame vem implantando o projeto de Acolhimento e Classificação de Risco em Urgência e Emergência.
A partir de fevereiro do próximo ano, de acordo com a Portaria Nº 2048/2002 o Hospital Notre Dame Júlia Billiart, passará a trabalhar com um método que ajuda a identificar rapidamente os casos onde a vida está sob risco. Este novo sistema de acolhimento com classificação de risco na urgência e emergência utiliza um sistema de cores para a identificação dos pacientes. Com objetivo de auxiliar na distribuição das prioridades clínicas, de forma objetiva e sistematizada, facilitando a avaliação médica e prevendo os fluxos de encaminhamento.
Neste novo atendimento, uma enfermeira avaliará os pacientes que chegam ao plantão hospitalar, classificando-os como caso de Urgência, Emergência e Eletivo. Após avaliação os pacientes receberam uma tarja, estas classificadas por cores, sendo: AZUL – Não Urgente que pode aguardar atendimento até 4 horas, VERDE - pouco urgente que pode aguardar atendimento até 2 horas, AMARELO – urgência com atendimento em até 30 minutos e VERMELHO – emergência com atendimento imediato. O procedimento é valido para todos os pacientes que procurarem o Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, e que passarão assim a serem atendidos por ordem de prioridade e não mais por ordem de chegada.

Mapa Astral
Nenhum item encontrado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir