Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de janeiro de 2015

Italac apresenta proposta para produtores de leite

Presidente do STR foi encarregado de apresentar a proposta
Presidente do STR foi encarregado de apresentar a proposta

Produtores de leite do município lesados pela laticínios Bom Gosto, de Tapejara, pela falta de pagamento nos meses de outubro e novembro foram convidados para conhecer uma proposta na tarde de terça-feira (6). A reunião contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) Pedro Paulo Nienow, que trouxe a proposta da empresa de laticínios Italac. Ao todo são 22 os produtores de leite de Não-Me-Toque que ficaram sem receber o pagamento do leite.
O presidente do sindicato explicou aos produtores que a indústria onde estava a Bom Gosto fechou as portas e as instalações foram alugadas atualmente pela Italac que tem interesse nos fornecedores de leite e fez uma proposta de pagamento a quem ainda não recebeu o pagamento.
- A proposta é receber o valor correspondente ao fornecimento de um mês e abrir mão da outra parte - explicou Nienow.
Entre os produtores de leite existe quem tem até R$ 18 mil para receber. Os interessados na proposta tinham até o meio dia de quarta-feira (7) para assinar o termo de acordo. De acordo com a entidade sindical, 20 produtores assinaram concordando com o termo e dois rejeitaram a proposta. Um porque tinha apenas 250 reais para receber em cinco parcelas e outro por não destinar mais a produção de leite na Italac.
Campesina
Com relação ao caso do fechamento da Campesina, em Espumoso, Nienow informou que não há nada oficial para os produtores, mas que a Fetag permanece em busca de novas informações para saber se vale a pena entrar na Justiça para buscar ressarcimento. Na região indústrias como CCGL em Cruz Alta, Nestle em Carazinho e Friolak em Chapada continuam trabalhando normalmente.
Qualidade do leite na região
O assistente técnico da Cotrijal Vilson Weber que trabalha junto aos produtores considera que a produção de leite na região norte do Estado é de alta qualidade. Para o técnico o clima, altitude, latitude são favoráveis com excelentes forrageiras no verão e inverno.
- O leite que sai da propriedade na nossa região é um dos melhores do Estado. Agora se houve irregularidades e fraudes não é culpa do produtor – avalia Weber.
O técnico aponta que a região alcançou o nível de qualidade de leite como está exigido na normativa do Governo Federal IN62 de qualidade do leite e não precisam de maiores prazos como em outras regiões do país.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir