Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

23 de janeiro de 2015

Atividades físicas ao ar livre intensificam no verão

DSC_1775
A chegada do verão é uma época propícia para fazer atividades físicas que podem ser realizadas por crianças, jovens, adultos ou idosos, em grupo ou individuais. Atualmente, não existe mais a desculpa que não gosta de fazer exercícios físicos em lugares fechados, pois existem várias formas para se exercitar ao ar livre e deixar de vez o sedentarismo de lado.
Em Não-Me-Toque, diariamente, várias pessoas saem para fazer caminhadas rotineiras para manter a boa forma e para deixar a saúde em dia. A caminhada faz bem para o corpo e para a mente, diminui o risco de morte por doenças cardíacas, derrame, hipertensão e diabetes, e ainda pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora.
Além das caminhadas, ainda existe na cidade duas academias ao ar livre, uma na Praça Dr. Otto Schmiedt e outra no pátio da Escola Solano. Ainda estão sendo construídas mais três, facilitando o acesso a mais pessoas, uma no bairro Industrial, uma no bairro Arlindo Hermes e outra no bairro Martini. Na praça central, duas profissionais de educação física, Ana Paula Zarth e Grasiele de Farias Dahm, estão à disposição da comunidade para ajudar diariamente nas práticas de exercício nos aparelhos externos e também na área interna da academia.
Os frequentadores dizem gostar muito dos exercícios, porque o ambiente é animado e todos podem se divertir cuidando da saúde. Eduarda Bini, de 11 anos, aproveita as férias para acompanhar a mãe nos exercícios e especialmente a aula de dança.
- Depois das férias quero continuar participando, gosto muito daqui – comentou Eduarda.
A professora Ana Paula Zarth conta que, além das atividades físicas também realizam festa junina, confraternização de Natal e fim de ano. Conta ainda que quase todas as vagas estão esgotadas, e que é muito bom ver o interesse pela frequência.
- É muito gratificante porque eles não participam somente porque o exercício faz bem para a saúde, mas também porque gostam de estarem aqui todos os dias - comenta Ana Paula.
A professora cita Ivanor Berwing, que tem mais de 70 anos, e é o aluno mais assíduo:
- Ele chegou de forma tímida, aos poucos foi se socializando e nunca falta.
Além das atividades aeróbicas e de alongamento os alunos procuram exercitar-se nos aparelhos da academia, com monitoramento das professoras, e fazer caminhadas. Maristela Hahn diz que depois que começou a fazer exercícios as dores que sentia sumiram e está mais saudável do que quando ela não praticava nada. Faz dança e alongamento com a professora na academia e ainda realiza caminhadas todos os dias.
- No verão prefiro caminhar pela manhã, porque o sol no restante do dia é muito quente, mas mesmo com o calor costumo manter meu ritmo, caminho cerca de uma hora e meia por dia – conta Maristela.
Luiz Carlos Heuert também adotou um novo estilo de vida. Sempre falava que iria caminhar, mas nunca tomava iniciativa e quando percebeu que estava com 100 kg tomou a decisão. Suas caminhadas levam em média uma hora e quinze minutos e faz 8 km, mas conta que já chegou a fazer 12 km. Em cinco meses reduziu 12 kg.
- Exercito-me durante cinco dias da semana e tanto na esteira quanto na rua não diminuo o ritmo e nem mesmo o tempo. Sinto diferença no corpo, não sinto mais dores e consigo dormir bem melhor – comenta Heuert.
Os exercícios físicos são essenciais para uma vida saudável, mas mesmo com os benefícios devem-se tomar alguns cuidados como procurar um médico e fazer uma bateria de exames para depois iniciar as atividades. Inicie com regularidade no mínimo três vezes por semana comece com trinta minutos e aumente gradativamente, antes e após as atividades faça alongamentos.

Academia da praça tem grande número de frequentadores.
Academia da praça tem grande número de frequentadores.

DSC_1773 DSC_1783

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir