Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Tempo limpo
18°
6°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Destaques

Lar do Idoso instala lavanderia industrial

20.02.2015 11h21  /  Postado por: upside
Lions fez a doação de uma cafeteira industrial

Lions fez a doação de uma cafeteira industrial

A direção do Lar do Idoso São Vicente de Paulo convidou representantes da Câmara de Vereadores, do Poder Judiciário e do Poder Executivo Municipal para mostrar os equipamentos adquiridos com recursos doados à instituição: máquina de lavar roupa, secador e centrifuga todas de porte industrial.
Os recursos vieram de economia do exercício de 2014 da Câmara de Vereadores que passou o valor de R$ 22 mil para o poder Executivo destinar ao Lar do Idoso comprar a máquina de lavar com capacidade de 30 quilos. Do Poder Judiciário veio R$ 45 mil oriundo de penas imputadas durante o ano, possibilitando a compra de uma secadora, uma centrífuga e também um relógio-ponto biométrico para uso do controle das horas de trabalho dos apenados.
Na ocasião também foi apresentada a cafeteira industrial doada pelo Lions Clube ao Lar do Idoso.
– Não podemos fazer uma entrega diretamente em dinheiro, o caminho é devolver o recurso para a Prefeitura indicando nosso desejo de beneficiar o Lar do Idoso para a compra da máquina de lavar roupa, como fez o ex-presidente Gilson dos Santos – explicou Ibanez de Quadros.
O Juiz da comarca, Márcio Cezar Sfredo Monteiro, salientou que foram beneficiadas três instituições em Não-Me-Toque – Lar do Idoso, Hospital Alto Jacuí e Apae. Todas se habilitaram através do edital que padroniza esse tipo de ação nas Comarcas, que permite uma igualdade de condições entre as postulantes e também o controle da aplicação dos recursos.
De acordo com o magistrado, as entidades beneficiadas colaboram com o sistema penal possibilitando que apenados cumpram serviço comunitário e realizando o controle da efetividade. Márcio Monteiro manifestou sua satisfação de ver que, além da oportunidade do cidadão arrepender-se do delito, as penas estão se transformando em benefício para a comunidade.
– O Judiciário tem que agradecer aos representantes do Lar, porque viabilizam o cumprimento de penas com prestação de serviço, porque a Justiça precisa de instituições que aceitam os apenados – explicou o juiz.
Falando sobre os benefícios dos equipamentos adquiridos, o presidente do Lar do Idoso, Johannes van Riel, destacou que as colaboradoras do Lar terão mais facilidade para lavar grande quantidade de roupas, economizando tempo, executando a tarefa com mais eficiência e não dependendo de dias com sol para secar as roupas.
– Agora as funcionárias que se dedicavam exclusivamente á lavanderia podem ajudar em outros setores e isso é muito bom – comentou van Riel agradecendo a atenção das autoridades com o Lar São Vicente de Paulo, entidade que sobrevive das ações comunitárias.
Vanda Gorgen, coordenadora do Lar do Idoso, fez a apresentação dos equipamentos apontando os benefícios desta conquista. Durante visita à instituição, na presença também do promotor Leandro Bonatto.
Da procuradora jurídica da Prefeitura Elen Heberle, da representante do Lions Izana Grevenhagen, das madrinhas – mulheres que desenvolvem trabalho voluntário em favor do lar – Vanda respondeu questões sobre necessidades – e da imprensa, disse que entre as necessidades está a aquisição de um equipamento que ajuda a erguer os idosos para movê-los na cama. Cadeira de rodas e banheiro. Doações de produtos de higiene e limpeza também são sempre bem vindos, em qualquer quantidade.
Para as entidades receber recursos da Justiça deve aguardar a publicação do edital montando um projeto para analisa do Poder Judiciário e Ministério Público. Entre os critérios está: ser uma entidade sem fins lucrativos e aceitar pessoas sentenciadas com penas alternativas. O Lar do Idoso possui atualmente 17 pessoas cumprindo penas socioeducativas sendo um menor de idade.

Diretoria apresentou os equipamentos paraos apoiadores

Diretoria apresentou os equipamentos paraos apoiadores

1_DSC_2371

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.