Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

6 de março de 2015

Meninas têm um mês para vacinar contra o HPV

7_vacina HPV

Campanha para meninas de 9, 10 e 11 anos previne o câncer de colo do útero

O Ministério da Saúde juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde iniciou em primeiro março de 2014 a vacinação para meninas de 11 a 13 anos de idade com primeira dose com a vacina HPV quadrivalente, e em 1º de setembro de 2014, foi ofertada a segunda dose do esquema vacinal e complemento de esquema para aquelas que completaram 14 anos na ocasião da 2ª dose. Neste ano a vacina HPV é para as meninas de 9 a 11 anos de idade.
A vacinação contra HPV no Brasil visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo, em Não-Me-Toque são 303 meninas na faixa etária de 9 a 11 a anos de idade em 2015.

População alvo
A população alvo prioritária da vacinação com a vacina HPV no ano de 2015 são as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade e de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose da vacina. Serão também vacinadas de maneira diferenciada as mulheres de 9 a 26 anos, 11 meses e 29 dias de idade vivendo com HIV.
- Durante todo o mês de março, estaremos em campanha de vacinação contra o HPV – informa a enfermeira Liliane Kraemer Erpen, chefe do setor de vacina da Secretaria Municipal da Saúde.
Este ano a vacinação será desenvolvida nas unidades de saúde próximas às escolas para facilitar o acesso e melhor atender as meninas em caso de eventuais eventos adversos pós-aplicação da vacina.
- Dia 21 de março faremos um dia “D” apenas na sala de vacinação do Centro de Saúde em horário de atendimento normal 7h30 as 11h30 e 13h às 17h para oportunizar a aplicação da vacina. As meninas que não fizeram a segunda dose da vacina contra HPV no ano passado podem completar o esquema - orienta a enfermeira.
A vacina está disponível na sala de vacinação do SUS junto a SMS em frente ao mercado Cotrijal Centro, é muito importante trazer a carteira de vacinação para o registro da dose da vacina.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir