Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

27 de março de 2015

Combate à Dengue é intensificado

Prefeitura contratou empresa para dedetizar 21 dos 226 locais onde já foram encontrados focos do mosquito
Prefeitura contratou empresa para dedetizar 21 dos 226 locais onde já foram encontrados focos do mosquito

Faça sua parte, não deixe água parada

A Secretaria da Saúde iniciou na segunda-feira (23) uma ação ofensiva no combate à dengue em pontos onde já foram encontrados criadouros do mosquito transmissor da doença. Somente neste ano foram encontrados 140 focos positivos do mosquito, mais da metade dos 226 focos encontrados em todo o ano de 2014.
Para evitar uma epidemia da doença, agentes de combate a endemias acompanhados de um técnico da empresa Kaizer e Silva Controle de Pragas estão fazendo a dedetização de 21 locais onde já foram encontrados focos do mosquito.
O produto que está sendo aplicado não é prejudicial à saúde humana, porém pode causar reações alérgicas em caso de contato direto. As agentes estão acompanhando o trabalho e fazendo recomendações aos moradores das proximidades para que auxiliem na prevenção de novos focos do mosquito. Os locais estão recebendo a dedetização para combater o mosquito em fase adulta, para que não se prolifere e não surjam novos focos no município.
Prevenção
* Entre as recomendações para evitar a disseminação do vírus da dengue estão evitar usar pratos nos vasos de plantas e, caso utilize, colocar areia nas bordas; guardar garrafas e objetos que possam armazenar água sempre com a abertura virada para baixo.
* Também é necessário manter as lixeiras tampadas, bem como as caixas d’água. Plantas que acumulam água, como bromélias, devem ser evitadas. O acúmulo de lixo também deve ser evitado, pois pode se tornar foco do mosquito da dengue.
* Além disso, é importante tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; rolos devem ficar fechados e desentupidos. Os potes de comida e de água dos animais devem ser lavados com escova, também semanalmente.
Controle de outras pragas
Com o objetivo de fazer um controle eficaz contra pragas urbanas, no início do mês de março, a Administração Municipal realizou a contratação de empresa especializada para o controle de pragas, para a dedetização de 784 bocas de lobo existentes no perímetro urbano de Não-Me-Toque.

12_Operacao-Combate-a-Dengue

Dengue no Estado
O Rio Grande do Sul está com 66 casos de dengue confirmados, dos quais 31
são de pessoas que adquiriram a doença em viagem a outros estados e  35 são
autóctones (doença contraída na cidade de domicílio). Os números atualizados
foram divulgados na terça-feira (24) pelo Centro Estadual de Vigilância
em Saúde (Cevs/RS), e são referentes ao período de 1 de janeiro a 21 de
março de 2015,  contabilizando ainda 557 casos suspeitos de dengue
investigados no RS.
Entre os 17 municípios classificados como de risco para a dengue no RS está
Espumoso. Já entre os municípios em estado de alerta estão Carazinho e Tapera.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir