Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

27 de março de 2015

Na vanguarda das práticas de cultivo

O produtor rural Romeu Kohlrausch, adpto das novas tecnologias, mostra interesse pelo drone e já colhe resultados com o uso da adubação biológica.
O produtor rural Romeu Kohlrausch, adpto das novas tecnologias, mostra interesse pelo drone e já colhe resultados com o uso da adubação biológica.

Pioneiro no plantio direto na região do Alto Jacuí, o produtor rural Romeu Kohlrausch, aos 75 anos, está sempre motivado a buscar uma novidade que venha preservar o solo. Ele sempre cuidou do solo com curiosidade e dedicação e não por acaso foi o primeiro a adotar o plantio direto – quando nem existiam máquinas especificas - e, agora, é o primeiro da região a fazer uso da adubação biológica.
A prática da adubação biológica trabalha com conceitos de sustentabilidade para enriquecer a qualidade do solo. O produto tem a finalidade de estruturar o solo na produção agrícola, florestal ou pecuária.
O engenheiro agrônomo, André Signari, explica que a biotecnologia é a nova fronteira de desafio da agricultura e é recomendável para todas as culturas, desde a flor até as grandes culturas e pomares – enfatizou.
Romeu Kohlrausch, que há dois anos vem aplicando o produto em sua lavoura em São Jose da Glória, localidade do município de Victor Graeff, confirma os resultados.
- Na colheita do trigo colhemos três sacos a mais por hectare. Isso que o resultado mesmo começa aparecer a partir do terceiro ano de aplicação em toda a lavoura, duas vezes por ano – relata o agricultor confirmando que o uso da biotecnologia melhora a estrutura da terra e permite uma maior retenção da umidade.
Adepto das práticas sustentáveis, Kohlrausch tem muito respeito pelo meio ambiente e aderir a essa tecnologia foi algo que fez com muito gosto.
- A natureza é perfeita e temos que saber trabalhar a seu favor. A biotecnologia vem renovando o solo de forma natural. A terra está mais mole, depois de apenas duas aplicações por ano, no período de planta da soja e do trigo, por isso vou dar continuidade nas aplicações – comentou.
Segundo o agrônomo André Signari da Microgeo, o adubo biológico pode ser aplicado junto com defensivos e fertilizantes foliares, melhorando a eficiência dos tratamentos.
Estudos apontam que o adubo biológico aumenta a biomassa biológica do solo dando maior absorção dos nutrientes pelas plantas, melhora aproveitamento dos fertilizantes e corretivos, promove a associações biológicas benéficas nas raízes, maior enraizamento, resistência maior na seca, decomposição e mineralização da matéria orgânica e estruturação física do solo.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir