Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

2 de abril de 2015

Não-Me-Toque consome 70 milhões de litros de água ao mês

Texto e foto: Felipe Keller 

O chefe da Corsan da microrregião de Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff e presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrografica do Alto Jacuí (Coaju) Paulo Cervi, informou que a companhia de abastecimento mantém o mesmo volume de produção de água a população há 16 anos.
Segundo dados da Corsan, a população e indústria consumiram mais de dois milhões e setecentos mil litros de água por dia. Isso equivale a uma média de 70 milhões de litro de água por mês; 159 litros de água por habitante ao dia.
Mesmo com a população aumentando no perímetro urbano, trabalhos de pesquisa de controle de vazamento, hidrometria e consumo racional ajudaram a manter o mesmo nível de abastecimento em quase duas décadas no município, afirma Cervi. Em NMT existem sete poços artesianos que abastecem a população, que são mantidas pelas recargas dos poços localizadas nas encostas, morros, nascentes e banhados.
- Todo poço artesiano ou lençol freático tem zonas de carga por isso o Código Florestal protege essas áreas – explicou o chefe da Corsan.
Paulo Cervi disse estar tranquilo sobre abastecimento para o futuro, porque está dentro de um manancial sustentável, e os poços artesianos estão atendendo a demanda conforme o previsto. Para garantir a manutenção dos níveis de água, a unidade local da Corsan realizou investimentos na substituição de rede (eliminando os vazamentos), pesquisa e informatização e automatização do sistema.
- São ações que evitam que se tenha problema de desabastecimento e problema de desligamento indevido que prejudica a população – completou.

Funcionários da Corsan apresentaram dados sobre a água em três escolas
Funcionários da Corsan apresentaram dados sobre a água em três escolas

Nessa linha de investimentos está prevista a substituição de redes na Rua Pastor Theophil Dietschi, visando fornecer maior volume de água para o núcleo Alzírio Roos e Cohab. As ruas Dona Emma e Goia também passarão pela substituição da rede, para completar o projeto de substituição de rede antiga e proporcionar maior qualidade na vazão e abastecimento. Em relação à qualidade da água, Cervi, informou que são feitos o monitoramento com análise todas as semanas, com controle rígido para o consumo.

Ensinamento para as próximas gerações
Integrando as comemorações do Dia Mundial da Água – 22 de março - a Corsan recebeu convites de escolas e apresentou palestras para alunos, momento oportuno para oferecer explicações sobre a qualidade da água, recursos hídricos, economia, preservação dos mananciais e etapas de tratamento. Três escolas receberam a equipe da Corsan, duas na cidade de Colorado e uma em NMT, o Instituto Educacional Girassol.
Desperdício chega a 37% no País
O Brasil desperdiçou 6,53 bilhões de metros cúbicos (m³) de água devido às perdas na rede de distribuição em 2013, aponta pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgado no dia 25 de março. Esse volume representa 37% de toda a água distribuída e equivale a 6,5 vezes a capacidade do Cantareira ou 7.154 piscinas olímpicas. Em termos financeiros, as perdas na distribuição representam 39%, o equivalente a R$ 8 bilhões. O valor representa 80% dos investimentos feitos em água e esgoto no período analisado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir