Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

24 de abril de 2015

Projeto Germinar traz Jana Lauxen para oficina literária

Autora de dois livros de ficção, Jana Lauxen conversou com alunos
Autora de dois livros de ficção, Jana Lauxen conversou com alunos

O Instituto Educacional Girassol, dentro do projeto anual Germinar, organizou encontro literário para alunos da Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio no dia 17. Os alunos da Educação Infantil e Fundamental leram a obra “Jardim de Cataventos” de Marcelo Schimidt.
O Ensino Fundamental dois e Ensino Médio trabalharam os romances policiais “O Túmulo do Ladrão” e “Uma Carta por Benjamin”, da escritora carazinhense Jana Lauxen. Os alunos tiveram contato com os escritores elaborando e expondo trabalhos como textos, desenhos e maquetes, a partir das obras lidas. Tinha até um caixão, referência à obra “Túmulo do Ladrão”. A produção ficou exposta durante a presença dos escritores.
A escritora e publicitária, Jana Lauxen, achou sensacional os trabalhos dos alunos, até se emocionou. Ela considera interessante o contato direto com os leitores, poder responder suas dúvidas, contar detalhes de como surgiram suas obras, debater o destino de determinados personagens e a maneira de como terminou e poderia terminar a história.
- O escritor escreve o livro que chega à mão do leitor e perde contato com este leitor. Na escola temos esta proximidade, um feedback de quem leu a obra – comentou a escritora.
Mesmo tendo forte presença do público jovem na leitura de seus dois livros, a escritora diz que não escreveu pensando no público adolescente, mas admite que o encontro deste público veio de forma natural, com os trabalhos realizado nas escolas a partir da leitura de suas duas obras.
Com preferência de escrever crônica e romance, a jovem escritora está finalizando seu terceiro livro: O Duplo da Terra (ficção cientifica) que está em processo de revisão e espera lançar ano que vem.
- Eu gosto de escrever crônicas é um trabalho que faço mais seguido e gosto de escrever o romance, um livro mais longo, mas escrevo em todos os gêneros – explica justificando assim o seu estilo inquieto.
A diretora do Instituto Girassol, Marinez Canal, informa que o projeto Germinar acontece durante todo o ano, realizando atividades a cada mês, que em abril aprofundou a literatura. Para maio o Instituto estará fazendo homenagens às mães e organizando campanha de agasalho para o inverno.

alunoas do IE Girassol DSC_4455 DSC_4448

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir