Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

8 de maio de 2015

A importância do saber ouvir!

cabeçalho_coluna_charles

A inquietação desta semana está em torno do saber ouvir, algo tão importante quanto saber falar. Fazer do ouvir um hábito é um desafio para todos nós, pois a maioria gosta apenas de dar opiniões, falar aquilo que acredita, aquilo que tem como verdade, esquecendo-se de apenas ouvir.

Conforme Rosana Sete “Saber ouvir é um dom, saber usar as palavras certas nos momentos certos é questão de educação”. É um dom que muitos de nós tem e esquece de colocar em prática o que pode fazer toda a diferença em nossa vidas.

O porém está na diferença entre ouvir e escutar, pois quando escutamos é necessário analisar e não apenas ouvir, entrar pelo um ouvido e sair pelo outro. As pessoas estão tão mecânicas que quando falam com você não desgrudam do celular, fazem outras coisas menos realmente lhe escutar.

Não podemos fazer de nossa vida, um jogo de empurrar e andar para o lado que os outros dizem ser corretos. É necessário ter personalidade e, principalmente, ser uma pessoa autêntica, não se deixar arrastar como ovelha em rebanho.

Mas a questão é saber escutar, principalmente a voz de Deus, escutar o que fala nosso coração, escutar muitas e muitas vezes nossa intuição e escutar as pessoas que estão ao nosso lado. Elas são anjos e estão junto de nós para evoluírem e seguirem seu caminho.

Todos têm um caminho trilhado para chegar e o escutar pode direcionar nosso caminhar, uma vez que a grande maioria das respostas está em nós mesmos, nas pequenas coisas do dia-a-dia, nas pessoas que amamos, nos olhos de nossos filhos, nos sinais da vida.

Seguem dicas do José Fernando Fonseca para melhorar o saber ouvir e saber escutar:

* Olhe para a pessoa que estiver falando, pois qualquer pessoa digna de ser escutada é digna de ser olhada; isto também nos ajuda a nos concentrar no que está sendo falado;

* Seja profundamente interessado no que a pessoa está falando e demonstre estar interessado, é necessário interagir com o nosso interlocutor;

* Incline-se na direção da pessoa que está falando, algumas vezes você já notou que temos a tendência de nos inclinarmos para um conversador interessante, de nos afastarmos de um tedioso?

* Faça perguntas, tenha sempre em mente que quem controla uma conversa não é quem fala e, sim, quem pergunta. Nós, na posição de líderes, temos que ser precisos e objetivos e isto nos ajudará a tornar a conversa mais objetiva e produtiva;

* Não a interrompa; antes disso, peça-lhe que lhe conte mais coisas;

* A maior parte das pessoas se sente ofendida quando sua linha de raciocínio é sempre interrompida, por outro lado se sente bem quando é ouvida e estimulada a contar os detalhes;

* Ligue-se no tema da pessoa que está falando, antes de propor um novo tema ou assunto; deixe que os interlocutores concluam as ideias.
Pense nisso. Tenha um bom final de semana!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir