Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

5 de junho de 2015

Celebração de Corpus Christi atrai grande número de católicos

Após a missa fiéis saíram em procissão acompanhando os freis que andaram sobre os tapetes coloridos
Após a missa fiéis saíram em procissão acompanhando os freis que andaram sobre os tapetes coloridos

A tradicional celebração festiva de Corpus Christi reuniu uma pequena multidão na tarde de ontem (4) para a festa religiosa que celebra o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. As celebrações ocorreram no salão de festas da Comunidade Católica com uma missa e em seguida a caminhada em forma de procissão ao redor da Praça Dr. Otto Schmiedt. Os tapetes coloridos foram montados com a colaboração das comunidades dos bairros e do interior, e de entidades locais.
Segundo o frei Leopoldo Frankowski, o sentido de Corpus Christi é expressar que a Igreja Católica acredita na presença de Cristo no pão e no vinho durante a celebração. A caminhada sobre os tapetes é uma veneração, uma forma de a Igreja poder expressar publicamente a fé nas ruas e foi instituída pelo Papa Urbano IV, em meados de setembro em 1264.
- Com a celebração de Corpus Christi a igreja expressa publicamente no que acredita. É uma maneira de confirmar a fé e ao mesmo tempo homenagear Cristo também fora da Igreja – explica o frei.
O Corpus Christi acontece sempre dois meses após a Páscoa e é considerado feriado nacional. Em Não-Me-Toque, como em outras cidades do País, teve celebração de missa e procissão nas ruas enfeitadas o com os fiéis cantando e rezando.
O feriado de Corpus Christi entrou no calendário religioso nacionalmente em 1961. A celebração consta de uma missa, procissão e adoração a Cristo. Na celebração são consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade e fica no Sacrário.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir