Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

5 de junho de 2015

Novo coração bate no peito de William

willian coração novoO transplante de coração no menino William Cardoso, 8 anos, deu a ele um recomeço a sua vida. Agora ele pode sonhar em correr com os amigos na hora do recreio e jogar bola nas aulas de Educação Física. Para isso, passa momentos de cuidados, em casa, pelos próximos três meses antes de voltar à escola e rever os amigos.
- Mesmo com uma serie de restrições, a expectativa é que até o mês de setembro o Willian volte à escola e possa ter a atividade normal como qualquer outra criança – comentou Cátia Cardoso, a mãe do menino.
Para receber um novo coração, outra criança perdeu a vida. Cátia, que acompanhou todo o processo do transplante na Capital, disse não saber quem foi o doador. Ela observou que a equipe do Instituto de Cardiologia quase não tocou no assunto, e não passou informação sobre o doador ou seu familiares.
No dia 5 de maio William passou oito horas na sala de cirurgia no Instituto de Cardiologia em Porto Alegre. Depois de 15 dias de internação e tudo dando muito certo, teve alta e está em casa. Mas precisa de muitos cuidados. Usar máscara, não pode receber visitas, precisa ficar em ambiente climatizado, e mãe deve manter a casa asséptica, assim como os utensílios que usa para comer devem ser limpos com álcool.
Como o aparelho condicionador de ar ofertado em doação não pode ser instalado porque era muito antigo e não garantia a assepsia do ambiente, uma colega de trabalho do pai do menino organizou uma rifa na Jan e assim foi adquirido um aparelho novo instalado também por um colega de trabalho. Essa corrente de solidariedade tem ajudado muito a família e o próprio Willian, mas precisa ser mantida, porque são muitas as necessidades até a plena recuperação.
Por dia, o menino toma até 12 medicamentos, principalmente contra a rejeição do órgão transplantado. A alimentação também é restrita e exigente. São muitos os alimentos que não pode nem poderá mais ingerir. Willian segue com agenda em Porto Alegre nos próximos meses para avaliação e acompanhamento da recuperação.
A família de William ainda tem necessidade de apoio financeiro para conseguir manter a alimentação e as despesas da mãe que acompanha nas consultas em Porto Alegre. Também precisa adquirir um purificador de ar. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (51) 9627-3714 e falar com a mãe de William.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir