Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

5 de junho de 2015

Torneio de Laço comemorou 42 anos do CTG Galpão Amigo

Santo recebeu homenagem surpresa dos integrantes da Invernada Campeira e pela patronagem
Santo recebeu homenagem surpresa dos integrantes da Invernada Campeira e pela patronagem

A invernada Campeira do CTG Galpão Amigo, com apoio da patronagem, realizou torneio de laço nos dias 30 e 31 de maio, na propriedade de Beto Rodriges, em Posse Müller. A cancha de laço da Cabanha Oito Palmas contribuiu para o sucesso do evento que recebeu 50 equipes e registrou 3.242 armadas.
Foram distribuídos R$ 7.000 em prêmios em dinheiro. A grande sensação do torneio foi o laço em vaca mocha, realizado com apoio de Beno Lütkemeyer.
O patrão da campeira, Antônio Santos de Morais, liderou sua equipe de laçadores para a execução, especialmente, das árduas tarefas no controle do gado na mangueira, pista e brete. Pelo seu empenho e dedicação, Santo acabou sendo homenageado pelos companheiros da Campeira, que lembraram sua história de superação e capacidade de motivação.
A programação contou com momento especial, que preparou homenagem ao tradicionalista José Darci Borges da Silva, 91 anos, fundador do CTG, homem que sempre viveu da atividade campeira e faz da pilcha seu traje oficial do dia a dia.
Seu Darci recebeu uma placa com mensagem gravada, entregue pelo patrão do CTG, Clézio Goettems e pela prefeita Teodora Lütkemeyer, que reconheceu como justa a homenagem, elogiou os tradicionalistas do Galpão Amigo pela bela representação que fazem de Não-Me-Toque por onde andam.
Clézio Goettems disse que o homenageado tem a admiração de todos os associados do Galpão Amigo e sua simplicidade e perseverança na valorização do tradicionalismo inspira a todos que desejam manter viva a cultura gaúcha nas próximas gerações.
O vice-coordenador da Sétima Região Tradicionalista, Jorge Celito Zuffo, representou a coordenadora Gilda Galeazzi e também colaborou na realização do evento.
Para a realização do Torneio de Laço 42 anos do CTG Galpão Amigo, os organizadores contaram com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, da Prefeitura e Secretaria da Saúde de Victor Graeff, além da Brigada Militar e de empresas  patrocinadoras.
Taça Empresa
Foram vencedores da Taça Empresa
1º lugar – Alexandre e Fábio da Cabanha Três Pastores – Taça Loja Weber
2º lugar – Diogo Xavier e Leandro Neves do Sepé Tiaraju – Taça Aluvidros
Também foram patrocinadores do evento: Mecânica HS, Zeladoria Antares, Pastel & Cia, Bebidas Pagnussato, Bazar Estrela, Mercado e Açougue VLG, Ilmo Heep, Restaurante Eventus, Sementes Roos, Brilho Car, Pereira Pneus, Agroval, Crehnor, Cotrijal, Comercial Hartmann, Rádio Ceres, Tere Enxovais, Farmácia São João e Augustin.
HOMENAGEM

DSC_0309
José Darci Borges da Silva nasceu em Não-Me-Toque (RS), em 9 de abril de 1924, filho de Honorina e Raul da Silva. Casou com Oraide da Silva e teve dois filhos. Darci sempre usou bombacha, bota e chapéu, sempre trabalhou com gado na fazenda dos Graeff e depois na granja do Schmitão onde se aposentou.
Darci é sócio fundador da Capela Santo Antônio e do CTG Galpão Amigo, participou de todos os rodeios do município e de muitos rodeios em toda região.
O período que ele mais gosta no ano é o mês de setembro, quando acontecem os Festejos Farroupilhas. Sempre participa da abertura, dos jantares e almoços, dos Desfiles Farroupilhas e da Cavalgada Municipal. No ano de 2014 teve a honra de carregar a Chama Crioula até o Altar da Pátria, o que para ele foi um dos mais bonitos presentes que recebeu nos últimos tempos. Desde então conta o fato com muito orgulho para todas as pessoas que o visitam, mostrando a página da revista “Nossa História”, que conta os 60 anos de Não-Me-Toque, em que aparece sua fotografia carregando a Chama Crioula.
Seu passatempo preferido é ir ao CTG e, nos domingos a tarde, na companhia do amigo Gibrail, ir à cancha de bocha do CTG.
Aos 91 anos de idade, ainda monta a cavalo com destreza, e sai fazer sua cavalgada todas as semanas. Diariamente, cuida de sua vaquinha de leite, gosta de capinar, cuidar da sua horta onde planta milho e alguma verdura. Não toma nenhum medicamento e sua bebida preferida é o chimarrão.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir