Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

12 de junho de 2015

Agroindústrias buscam qualificação de processos operacionais

Proporcionar a qualificação dos procedimentos operacionais realizados nas agroindústrias garantindo assim mais segurança do produto comercializado. Com este propósito a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Emater realizaram o programa de capacitação continuada para as agroindústrias familiares de Não-Me-Toque em três módulos.

Realizada na Casa da Família Rural da Emater - localizada no Parque da Expodireto - a capacitação trabalhou diferentes temáticas. O prefeito em exercício Ibanez de Quadros ressaltou a importância da Emater na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais ainda quando não existia estrutura nos municípios para atender a população do campo. Também reconheceu o caráter agregador de renda das agroindústrias, fator decisivo para a permanência no campo.
- Como Governo Municipal temos que agradecer à Emater pelo apoio nesse processo de valorização desta classe que está colocando no mercado produtos de qualidade – afirmou Ibanez no encerramento da capacitação.
No 1º módulo, realizado no dia 27 de abril, a extensionista da Emater Rosane Treviso tratou sobre a temática “Higiene dos manipuladores; Higiene das instalações e equipamentos”. No dia 18 de maio, as médicas veterinárias Ketty Cristina Mazzutti e Naiana Oliveira Martins trabalharam o tema “Qualidade e procedência da matéria-prima; Segurança dos alimentos e doenças transmitidas por alimento (DTA)”. O 3º módulo realizado na última segunda-feira (8) abrangeu a temática “Controle de pragas e vetores; Qualidade da água – cloração” e foi abordada pelo médico veterinário Pedro Luiz Bernardi e pelo químico industrial Marco Eliandro Benatti.

Última etapa do programa ocorreu no dia 8 na Casa da Família Rural
Última etapa do programa ocorreu no dia 8 na Casa da Família Rural

Ao final dos três módulos os agricultores receberam a certificação e participaram da confraternização com os produtos das próprias agroindústrias, organizada pela Emater e pela Secretaria da Agricultura.
Para a o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry é fundamental proporcionar estas capacitações a quem trabalha com a produção de alimentos.
- O Município de Não-Me-Toque é um dos poucos do Estado que estão com as agroindústrias regularizadas e com a fiscalização atuante para que os produtos possam ser comercializados garantindo qualidade ao consumidor. Nosso governo vai continuar investindo e auxiliando estas pequenas organizações familiares para se desenvolverem cada vez mais juntos e tornarmos o município uma referência no segmento – declarou Ivan Machry.
- Aqui recebemos instruções importantes e que farão a diferença para o nosso negócio - disse o agricultor e proprietário da agroindústria Morangos Tsiga, Renan André Kilp, que cultiva e comercializa morangos há cinco anos na região.
Para o supervisor da Emater, Abel Tochetto, a capacitação trouxe temas de interesse de todas as agroindústrias, com o objetivo de motivar o desenvolvimento e a busca pela informação dos agricultores.
- A Emater trabalha com qualificação para que os processos possam ser desenvolvidos da melhor forma possível. Agora os produtores rurais vão poder agregar mais valor ao seu negócio – afirmou Toquetto.

Confraternização teve mesa com sabores da agroindústrias
Confraternização teve mesa com sabores da agroindústrias

O encerramento também contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Pedro Paulo Nienow, do extensionista rural da Emater, Celso Siebert, responsável pelas atividades da Emater no Parque na Expodireto Cotrijal, entre outros membros da Emater e imprensa.

Agroindústrias capacitadas
Mostraram interesse e se dedicaram para buscar qualificação as seguintes agroindústrias: Embutidos Savadinscky, Embutidos Weber, Embutidos Sprandel, Embutidos Bini, Maurer e Schwantes, Abatedouro Municipal, Granja Avícola Vale dos Pinheiros, Agroindústria de produtos de origem vegetal de Solange e Ingo Saifert, e Morangos Tsiga.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir