Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

19 de junho de 2015

Papel do CDES é contribuir com o desenvolvimento

Cientista político avaliza iniciativa de criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento
Cientista político avaliza iniciativa de criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento

Trazer a experiência de um município maior que já tem o seu Conselho de Desenvolvimento foi um dos objetivos do encontro promovido pela prefeita Teodora Lütkemeyer com Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, que teve a participação dos secretários municipais e integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
Ginez, que é secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo, esteve em Não-Me-Toque na manhã de 12 de junho, e trouxe sua experiência e conhecimento acumulados pela graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialização em Cooperativismo (Unisinos), Mestrado em Sociologia (UFRGS) e Doutorado em Sociologia Política (UFSC). Atualmente acumula a secretaria do Conselho com a atividade docente na Universidade Passo Fundo (UPF) e desenvolve projetos de extensão na área da educação financeira, endividamento e gestão de finanças pessoais.
- A criação do CDES demostra de uma maneira muito sábia a interlocução entre Governo e sociedade, uma vez que juntos irão pensar o futuro do município. – afirma Ginez de Campos.
O contato com os conselheiros, os secretários e os vereadores que também foram convidados, teve por objetivo falar sobre as ações e a funcionalidade do Conselho, que não tem papel de se sobrepor ou substituir os demais conselhos, o papel dos secretários ou dos vereadores. A principal função é ser fonte de assessoramento ao Gestor do Executivo Municipal, para pensar no desenvolvimento global da cidade.
- O principal objetivo deve ser contribuir e impactar na qualidade das ações do Governo, produzindo resultados concretos e encaminhamentos – frisou Ginez.
A iniciativa da prefeita de formar este conselho com pessoas que convidou pela expertise nas suas respectivas áreas mostra um estilo desprendido do poder do cargo que ocupa.
- Temos a convicção de que para planejar o desenvolvimento de Não-Me-Toque a opinião destas lideranças contribuem de forma decisiva para termos melhores resultados – comentou Teodora.
Antes da reunião, a prefeita reassumiu o cargo que estava com o presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros, desde o dia 2 de junho.
O CDES foi criado no final de 2014 e se reúne a cada 40 dias. Um grupo de trabalho desenvolve o regimento Interno e outro vem acompanhando a questão do cálculo atuarial do Fundo de Aposentadoria e Previdência dos Servidores Municipais, um problema de alta relevância para a sobrevivência financeira do futuro da gestão municipal.

DSC00036

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir