Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de julho de 2015

CIDADE DA GENTE

Projeto para 5 cidades do Brasil contempla Não-Me-Toque

José Santos teve três dias de contato com os estudantes de 6º ano
José Santos teve três dias de contato com os estudantes de 6º ano

Um projeto apoiado pela multinacional Monsanto, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, conta a história de cinco municípios do Brasil a partir de redações de estudantes. Indicado pela patrocinadora, Não-Me-Toque recebeu o escritor José Santos que permaneceu na cidade conversando com os estudantes e visitando os locais indicados nas redações.
O projeto Cidade da Gente, idealizado pelo escritor mineiro José Santos e pela editora Olhares, tem a participação de alunos do 6º ano das escolas da rede pública municipal.
Além de Não-Me-Toque, foram contempladas com o projeto: Balsas (Maranhão), Paracatu (Minas Gerais), São José dos Campos (São Paulo) e Campo Verde (Mato Grosso).
O escritor José Santos esteve em Não-Me-Toque nos dias 13 a 15 de Julho, e contou com o apoio da Equipe pedagógica da Secretaria da Educação, Cultura e Deporto, que elaborou a programação para o autor pudesse ter contato com os estudantes que escreveram redações e participam do projeto. Durante os três dias, José Santos esteve na Escola Municipal Waldomiro Graciano, onde recebeu todos os alunos de 6º anos das escolas municipais. Os alunos foram motivados a escrever redações sobre os patrimônios culturais e materiais do município e a partir dessas redações, ocorreram visitas e 11 locais foram selecionados para compor o livro.
Ao concluir o trabalho, o escritor disse que ficou surpreendido, pois o material que está levando e o contato com os estudantes superaram suas expectativas.
- Encontrei estudantes com um excelente nível de redação, que gostam e têm hábito de leitura, são curiosos e participativos. Foi muito bom. Vamos construir um livro muito bacana sobre esta cidade que me impressionou pela integração multicultural. Nesse momento em que presenciamos tanta intolerância no País, Não-Me-Toque é um belíssimo exemplo – comentou José Santos.
Entre os lacais visitados teve uma parada estratégica na residência de Elisabeth Sanders, que serviu o seu tradicional café regado a especiarias da culinária holandesa. O escritor também teve a oportunidade de conhecer o Jardim Paraíso na Terra, cultivado por Beth Sanders, que abriga plantas e flores trazidas de diversas partes do mundo.

A residência de Beth Sanders foi um dos locais indicados nas redações e a anfitriã cativou o escritor seu acervo cultural
A residência de Beth Sanders foi um dos locais indicados nas redações e a anfitriã cativou o escritor seu acervo cultural

O livro
De acordo com o escritor, o livro infanto-juvenil vai retratar o patrimônio histórico, cultural, natural, arquitetônico e imaterial de Não-Me-Toque e será narrado como uma criança contando a história de sua cidade. As redações serão compiladas pelo escritor, que junto com o ilustrador irá finalizar o livro, não terá imagens, somente ilustrações.
O livro será produzido em formato grande, com capa dura e com uma tiragem de 3.000 exemplares, onde a Monsanto fica com 20% e 2.600 exemplares retornam para o Município de forma gratuita, para ser distribuído entre alunos e instituições de ensino. A obra deverá ser lançada no mês de dezembro, coincidindo com o final do ano letivo.
A secretária da Educação, Griselda Blau, agradeceu ao escritor e à Monsanto por ter escolhido Não-Me-Toque:
- Estamos orgulhosos por termos sidos escolhidos como a única cidade do Rio Grande do Sul para participar deste lindo projeto. Além de ressaltar as belezas de nossa cidade, esse livro também incentivará nossos jovens a ler e escrever mais.

Rodrigo Sossi e Susana Nickhorn, da Monsanto Não-Me-Toque, vieram conhecer o projeto
Rodrigo Sassi e Susana Nickhorn, da Monsanto Não-Me-Toque, vieram conhecer o projeto

Mapa Astral
Nenhum item encontrado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir