Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

31 de julho de 2015

Cotrijal investe na liderança mirim

Trabalhar em grupo e aprender o sentido do cooperativismo são focos no seminário
Trabalhar em grupo e aprender o sentido do cooperativismo são focos no seminário

Uma galerinha muito antenada participou, nesta quarta-feira (29), do 9º Seminário de Líderes Mirins da Cotrijal. O evento, na Associação dos Funcionários da Cotrijal, em Não-Me-Toque, reuniu 40 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 15 anos. Eles foram eleitos líderes mirins, para representar suas comunidades, durante as reuniões de núcleo realizadas no início de 2015 pela cooperativa.
A programação interativa do seminário possibilitou que os líderes mirins participassem amplamente, com ideias e comentários. “Foi muito bom”, comentou Joaquim Schössler, 5 anos, de Victor Graeff, o mais novo da turma e que foi o primeiro a chegar pela manhã. Segundo o pai Luciano Fabrício, o menino andava ansioso, esperando que chegasse logo o dia do seminário.
- Saber trabalhar em grupo é importante e acho legal a cooperativa se preocupar com a gente - disse Gisela Rodrigues, líder mirim do núcleo de Passo Fundo, que ajuda os pais a cuidar dos aviários na propriedade da família, em Pontão.
Um dos momentos de destaque foi a encenação de uma peça teatral relacionada ao uso de equipamentos de proteção individual, embalagens de defensivos agrícolas e meio ambiente, em que eles puderam usar de criatividade e conhecimento sobre o assunto, inclusive acerca do Projeto Escola no Campo, desenvolvido pela cooperativa em parceria com a Syngenta, e trabalhar as cinco habilidades fundamentais de um líder apresentadas durante o encontro: comunicação, trabalho em equipe, organização, planejamento e compromisso. As atividades foram coordenadas pelas pedagogas Solange Fries e Mariáh Brum.
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o aprendizado que os líderes mirins têm a partir do seminário é importante para o presente, mas muito mais para o futuro.
- A sociedade precisa de lideranças sérias e comprometidas e por isso investimos em vocês - afirmou.
O futuro das crianças foi abordado pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder:
- Sabemos que nem todos vão ficar na agricultura, mas o conhecimento que vocês receberam hoje vai ajudá-los independente da profissão que escolherem e muito mais ainda aqueles que optarem permanecer na atividade e com a cooperativa.
A gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Leila Mertins, setor que organiza o seminário, mostrou-se satisfeita com o resultado do evento e também a participação dos líderes mirins.
- O olhar curioso e a sede de aprender chamaram a atenção neste grupo. Independente da idade, todos estavam interessados em saber mais, em opinar, participar, o que comprova a importância do projeto - ressaltou.

O PROJETO
A Cotrijal começou a investir no trabalho com crianças e adolescentes em 2001, durante as reuniões de núcleo realizadas antes da assembleia geral ordinária, através de atividades lúdicas e de recreação visando estimular o espírito de cooperação. Em 2007, lançou o Projeto Líderes Mirins, que tem como objetivo preparar crianças e adolescentes para serem os futuros líderes da cooperativa e que os envolve em atividades durante as reuniões de núcleo e também no seminário, realizado sempre no período de férias escolares de inverno.
Fonte: Assessoria de imprensa da Cotrijal

lider mirim 001

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir