Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

21 de agosto de 2015

Flores para lembrar que não se bate em mulher

Com base na frase “Em uma mulher não se bate nem com uma flor”, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza anualmente um pedágio de conscientização e informação sobre a violência doméstica.
Neste ano a mobilização aconteceu na sexta-feira (14), em diversos pontos da cidade. Durante o pedágio foram distribuídas 2.000 mudas de flores, representando o cuidado que toda a mulher merece, juntamente com cartilhas informativas sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, como e onde procurar ajuda.

O objetivo também é reforçar os 9 anos da Lei Maria da Penha.O apelido da Lei homenageia a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que foi torturada e violentada pelo marido por pelo menos 20 anos, tendo, inclusive, sofrido duas tentativas de assassinato.

Integrantes do Conselho Municipal da Mulher distribuíram cartilhas e mudas de flores no centro da cidade. (Foto Jéssica Mossolin Fototografia)
Integrantes do Conselho Municipal da Mulher distribuíram cartilhas e mudas de flores no centro da cidade. (Foto Jéssica Mossolin Fototografia)

De acordo com Art. 7º da Lei Maria da Penha, são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher: a violência física, ou seja, atitude que ofenda sua integridade ou saúde corporal; violência psicológica, entendida como algo que lhe cause danos emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe; violência sexual, isto é, qualquer conduta que a constranja a presenciar, manter ou a participar de relação sexual não desejada; violência patrimonial, que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos; e a violência moral, com calúnia, difamação ou injúria.

Denuncie
Para denunciar atos de violência doméstica contra a mulher, ligue 180. O serviço funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo e em feriados, e a ligação é gratuita. A vítima também pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir