Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

11 de setembro de 2015

A sua senha é segura?

Confira 9 dicas para você garantir a segurança das suas contas

7_triway_Senha - ilustração

O maior problema do roubo de informações e dados acredite, é o próprio usuário! Isso mesmo que você leu. Várias pessoas reclamam da falta de segurança online, que muitas já foram “hackeadas” e houve roubo de suas informações, mas como isso? A grande razão é que, ainda não foi criado um sistema de segurança forte o suficiente que proteja usuários que utilizam senhas como 12345.
O padrão lógico continua sendo muito utilizado pelos usuários, senhas fáceis como admin, senha, 102030, o nome ou data de nascimento (muito utilizada mesmo), são alvo fáceis para serem detectados, e não há controle de segurança que consiga proteger contas assim.
Com o advento da internet e o avanço da tecnologia, tudo se tornou mais prático, acessar sua conta bancária sem precisar ir até agência já é realidade. Mas toda essa praticidade tem seu lado negativo, se sua senha for muito fácil ela pode ser quebrada por softwares que vão testando senhas em sequência até que encontre a correta. Esses softwares chamam essas tentativas-erro-acerto de “Ataque de Força Bruta” O ataque funciona assim: em uma senha de 5 dígitos o software vai testando senha numéricas e começa a gerar a partir de “00000” e termina em “99999”. Todos os números contidos nesse contexto são possíveis senhas, e você que pensa que sua senha é bastante segura, saiba que um programa do tipo Força Bruta (ou Brute Force, termo em inglês pelo qual também é conhecido) testa centenas de milhares de senhas por segundo, dependo dos recursos de processamento. Ou seja, com um software assim, fica fácil de se quebrar uma senha simples de 5 caracteres em um computador nada potente.
Mas não se preocupe: confira nossas dicas para você que deseja ter uma senha forte. Confira:
1. Evite fazer login em computadores públicos. Eles são de uso comum e facilmente outras pessoas podem ter acesso a suas contas. Principalmente se, em um descuido, você manter sua conta logada.
2. Sempre que possível, evite utilizar wi-fi público, pois isso é atraente para os hackers, que podem se posicionar entre você e o ponto de conexão;
3. Nunca memorize suas senhas em um navegador da web, mesmo que seja em seu computador pessoal;
4. Utilize uma senha diferente para cada conta. Não utilize nomes, datas ou frases como “euamomeugato”, pois são fáceis de adivinhar;
5. Ao criar uma senha, se certifique que ela possui mais de 12 caracteres e que inclui letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres como ?,! e #. Crie uma frase ou letra de músicas, que sejam fáceis de lembrar. Exemplo: “Eu sou apenas um garoto pobre de uma família pobre”: !EsauGPduFP#.
6. Na hora de criar a dica de segurança, não utilize informações óbvias, ou que apareçam em buscas online, como o nome de sua mãe, número de telefone ou seu endereço.
7. Mude suas senhas periodicamente. Se aconselha pelo menos três vezes ao ano.
8. Use autenticação sempre que for possível. Receber uma mensagem em seu celular toda vez que você se logar em uma conta ou em um novo computador, ou quando a sua senha for alterada, isso irá ajudar você manter o controle da conta.
9. Utilize um gerenciador de senhas. Esses gerenciadores são programas/aplicativos de computador/smartphone cujo acesso só é permitido por meio de uma senha segura, e neles você pode inserir as suas senhas de uso pessoal/profissional para consulta.
Fonte: blog.triway.net.br

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir