Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

18 de setembro de 2015

SMECD entrega oficialmente o Plano Municipal da Educação

DSC_8107
Secretaria de Educação entregou copias das 109 páginas do Plano Municipal de Educação para os integrantes das comissões que colaboraram no processo de elaboração e compareceram ao evento

Finalizado em novembro, foi entregue oficialmente o Plano Municipal de Educação, em solenidade realizada no Plenário da Câmara de Vereadores na segunda-feira à noite (14). O Plano envolve todo o cenário da educação do município, as metas a serem estabelecidas, como políticas públicas para área até 2025.
O Plano é um documento que define metas educacionais para o município e tem por objetivo planejar as políticas públicas para a área a longo prazo e contribuir para a efetivação do acesso à educação.
A elaboração do Plano Municipal de Educação veio atender a solicitação da Lei Federal nº 13.005 que institui o Plano Nacional de Educação e que comprometeu os municípios nesta tarefa. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Conselho Municipal de Educação, juntamente com a comissão, professores e comunidade em geral iniciaram as discussões no ano de 2013 se estendendo até 2014. Foram vários os momentos para diagnosticar a realidade educacional do Município, comparar com a realidade do Estado e do Brasil.
De forma positiva o Plano mostra o aumento no número de atendimento na Educação Infantil, principalmente em creche, mesmo com a grande demanda. Nesta área, a meta nacional, até 2014, era atender 50% da população de zero a cinco anos, e o município de Não-Me-Toque chegou os 56%. Também está contemplada a valorização na remuneração do magistério municipal, pagando o piso salarial com 1/3 da jornada de trabalho para hora de atividades. Mas será preciso estratégias para estancar pontos negativos, como o alto o índice de reprovação e distorção de idade-ano escolar. A reprovação nos anos finais do Ensino Fundamental, passa dos 30%. No Ensino Médio a reprovação e evasão acontecem principalmente no 1º ano, estando num patamar indesejado.
De acordo com a secretária da Educação Griselda Blau, melhorias para sanar os problemas começam ser planejadas como a oferta de oficinas no contra turno das aulas e turno integral na Escola Ernesto João Cardoso a partir de 2016.
A solenidade também foi um momento de reconhecimento a todas as pessoas que colaboraram nos estudos de elaboração do plano. Instituições de ensino, religiosas, professores e todos os vereadores receberam um exemplar impresso do plano.
- Olhando para o Plano realizado 10 anos a trás, avançamos muito com investimentos na infraestrutura das escolas e na qualidade do ensino. Temos pela frente muitos desafios para atingir as metas estabelecidas e efetivar as estratégias definidas neste plano, mas continuamos a acreditar que é pela Educação que conquistamos a nossa cidadania plena – avaliou a prefeita Teodora Lütkemeyer, que participou do lançamento junto com o presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez Victor de Quadros, a secretária municipal da Educação, Griselda Blau, o presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno, secretários, vereadores e professores.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir