Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

25 de setembro de 2015

Avanços da agricultura de precisão mobilizam especialistas e produtores em Não-Me-Toque

apsul_1

A tecnologia que vem sendo empregada na maior parte das propriedades rurais do país é responsável pela maior guinada em termos de produtividade e custo de produção, agricultura de precisão está sendo apontada como propulsora da nova revolução verde.
Os avanços e conquistas foram tema do terceiro Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas realizado em Não-Me-Toque nos dias 22 e 23 de outubro. A promoção da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, do Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal reuniu mais de 700 pessoas para as palestras, painéis, takl shows, oficinas, e apresentação de trabalhos científicos.
Desde a abertura até a última palestra às 17h30, foram apresentadas novas iniciativas, informações, experiências e novidades do setor trazidas por palestrantes norte-americanos, berço da tecnologia.
Uma das novidades veio do engenheiro agrônomo professor e doutor da Universidade Federal de Santa Maria, Antônio Santi, anunciou o convênio assinado pela UFSM com a empresa russa Open Joy-Stock, chancela a parceria entre a Agência Espacial Europeia e a universidade. Pelo convênio, uma área rural do campus receberá uma antena que captará sinais de uma constelação de satélites russos chamada Glonass. Esses sinais comunicarão a posição exata do satélite, sendo mais uma opção além do sistema norte-americano GPS, único utilizado no Brasil.
- Tornar a agricultura de precisão uma ferramenta ao alcance de todos os produtores rurais, desde os pequenos até os grandes, foi o principal motivo que impulsionou Não-Me-Toque, a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, a apostar em um grande desafio – afirmou a prefeita Teodora Lütkemeyer, presidente da terceira edição do Congresso realizado a cada dois anos na cidade de Não-Me-Toque.
O coordenador da comissão realizadora do APSUL, o engenheiro agrônomo mestre e doutor, Telmo Amado, abriu o congresso traduzindo em teleconferência a palestra do doutor Richard Ferguson, da Universidade de Nebraska, do EUA. Um imprevisto impossibilitou sua presença, mas a palestra foi transmitida com o material preparado pelo especialista e traduzido para o público. Fergusson disse as duas tecnologia mais utilizadas nos EUA são o piloto automático e pulverizadores com desligamento de seção.
PRESENÇAS – Participaram da abertura do evento a prefeita Teodora Lütkemeyer; representante da Secretaria da Agricultura e Pecuário Rodrigo Rizzo; deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS); presidente do Sindicato Rural Willibrordus van Lieshout; presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros; presidente do Sistema Farsul, Carlos Rivaci Sperotto; presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; representando o reitor da Universidade Federal de Santa Maria Antônio Luiz Santi; reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza; secretários municipais, vereadores, produtores rurais, pesquisadores, acadêmicos e prestadores de serviço em agricultura de precisão.

apsul_2

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir