Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

25 de setembro de 2015

Câmara de NMT é pioneira na aquisição da plataforma para mobilidade de cadeirantes

Está em vigor, desde 19 de dezembro de 2000, a lei federal nº10.098 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.plataforma camara
Em Não-Me-Toque, a Câmara de Vereadores é pioneira na região, pois disponibiliza aos cadeirantes e àqueles que têm dificuldade em locomoção, desde o ano de 2013, um elevador portátil universal, com plataforma basculante para transporte de cadeira de rodas em escadarias e uma cadeira de rodas visando à acessibilidade física. O prédio da Câmara de Vereadores também conta com corredores e banheiros adaptados dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.
De acordo com o vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa (PP), presidente do Legislativo Municipal em 2013, a plataforma foi adquirida para possibilitar o acesso de cadeirantes às sessões solenes, ordinárias e eventos no Plenário Otto Stahl.
Inicialmente, o projeto da direção da Câmara de Vereadores, juntamente com o presidente e a assessora jurídica do Legislativo Municipal, Marlise Strehl previa a instalação de um elevador. Porém, devido aos altos custos e à falta de espaço, a assessora jurídica sugeriu a aquisição de uma plataforma basculante para transporte de cadeira de rodas.
Idealizadora do projeto, a assessora Marlise Strehl, hoje é cadeirante. Emocionada, Marlise falou à reportagem sobre a aquisição da plataforma e sobre o acidente de trânsito, ocorrido no dia 7 de fevereiro deste ano, na ERS 343, entre Sananduva e Cacique Doble. Marlise era passageira do ônibus da empresa Reunidas, que saiu da estrada, e cujo acidente a deixou paraplégica. Hoje a advogada necessita da cadeira para acessar seu local de trabalho.
O equipamento é de fácil operação, robusto e seguro onde a cadeira é firmemente presa na plataforma com quatro cintos reguláveis e um cinto de segurança com contato elétrico que aumenta a segurança do usuário. De acordo com o vereador Pedro, foram gastos em torno de R$ 31 mil na aquisição da plataforma e da cadeira, através de licitação.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir