Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

25 de setembro de 2015

Os caminhos da alta produtividade

apsul_3
- A alta produtividade depende de mais de 50 fatores, somente a máquina não é suficiente, é preciso unir fatores que vão desde o uso de sementes com vigor, não apenas com poder germinativo, profundidade de plantio de no máximo 5 cm e na época adequada e também fazer uma adubação racional – afirmou o mestre em agronomia Elemar Floss, que participou do painel ao lado de Dirceu Gassem, Antônio Santi, Eduardo Souza e Telmo Amado.

Com a presença de comitivas do Paraguai, Bolívia e Colômbia, a tarde do primeiro dia do 3º Apsul - Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas foi marcada por painéis e palestras de especialistas.
O painel “Fertilização de insumos a taxa variada no meio oeste Americano”, foi ministrado por Jose Hernandez, doutor em ciência do solo e professor associado do Departamento de Solos, Água e Clima na Universidade de Minnesota (EUA).
O tema “Precision Planting”, foi apresentado pelo diretor internacional de negócios da Monsanto, José Carlos Carramate, destacando que o objetivo da empresa é chegar ao Brasil para intensificar de maneira sustentável a tomada de decisões envolvidas no processo de produção agrícola.
E o painel mais esperado do primeiro dia: “Desvendando os caminhos da alta produtividade na visão dos especialistas”, que teve como moderador o engenheiro agrônomo Fernando Martins, da Cotrijal, contou com a participação de: Eduardo Souza, doutor em engenharia mecânica; Dirceu Gassen, engenheiro agrônomo e mestre em agronomia; Elemar Floss, engenheiro agrônomo, escritor e doutor em agronomia, e Antônio Luis Santi; doutor em Ciência do Solo e coordenador do Laboratório de Agricultura de Precisão do Sul.
O painel ressaltou que somente uma boa tecnologia não é suficiente é preciso trabalhar com a tecnologia alinhada às demais práticas de manejo, desde manter o solo coberto, ter uma boa estrutura física, química e biológica, o que irá disponibilizar mais nutrientes e permitir um melhor desenvolvimento do sistema radicular, uma vez que para produzir mais é preciso a absorção de mais nutrientes em menos tempo.
Os especialistas também salientaram que a produtividade da região norte dobrou e em algumas lavouras quase triplicou, sinal que houve avanços, resultados de uma soma de fatores desde a escolha de melhores cultivares, fazendo uma calagem eficiente, adubação, semeadura direta, eficiência, controle de pragas e os próprios avanços dos transgênicos, trabalhando em conjunto com a agricultura de precisão.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir