Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

2 de outubro de 2015

Timidez

6_cabeçalho_coluna_charles

A palavra timidez deriva do latim timideus, que significa medroso, covarde, desanimado, mas o tímido não chega a ser um covarde. Trata-se apenas de uma pessoa insegura, que não confia em si mesmo, pelo fato de valorizar muito a opinião alheia e por ter um modo rigoroso demais para medir o próprio valor.
Sob o olhar de terceiros, o tímido fica acanhado, temeroso. Sente-se, na maioria das vezes, reduzido diante da comparação que, às vezes, existirá de si mesmo com as demais pessoas. Ele “prevê” a derrota e aceita-a antecipadamente. Sempre quando se compara com os outros se sente em desvantagem, pois não confia na própria capacidade. Esta pessoa está sempre desconfiada de si mesmo e teme o ridículo. Assim, tomado por estes pensamentos, ele praticamente se autodestrói antes mesmo do combate.
A história nos mostra que uma série de pessoas apontadas como tímidas acabaram tornando-se grandes oradores. Como o caso de um jovem nascido na Córsega, em 1769, que veio a cursar a Academia Militar de Brienne. De tão tímido que era, costumava escrever nos seus cadernos: “Estou só, sempre só. Nada na minha vida prospera”. Esse jovem, silencioso e pessimista quanto à própria imagem, era simplesmente Napoleão Bonaparte.
Outro exemplo, que prova quanto uma pessoa tímida pode vencer essas barreiras, é Mahatma Gandhi, um dos grandes homens da história. Na primeira vez que adentrou o Tribunal de Pequena Instância para defender um cliente, o então jovem advogado, Mohandas Karamachand Gandhi, sentiu-se tomado por tal crise de angústia provocada pela timidez, que até as ideias e palavras fugiram de sua mente. Todos riram dele. A única solução que achou justa naquela hora foi devolver o dinheiro ao homem que o havia contratado e recomendar-lhe outro advogado. No entanto, hoje, Gandhi é lembrado mundialmente como orador e líder.
Assim, fica evidente que o indivíduo tímido deixa de centrar sua atenção em si mesmo e a transfere para um objetivo. Abraçando uma causa com todas suas forças, ele pode tornar-se melhor que todos os comunicadores, pois sua postura firme promove um profundo conhecimento e compreensão da humanidade e da vida. É necessário que cada um reflita sobre seus valores, sobre o que é verdadeiramente importante neste momento, bem como o que pode ser mudado e o que pode ser acrescido.
O autoconhecimento é ferramenta indispensável. Nunca deixe para conhecer suas limitações, seus paradigmas, valores pessoais e capacidades na hora da necessidade, na hora de executá-las, conhecer-se a si mesmo é um grande passo.
Vencer a timidez é um profundo processo de mudança e deve começar com a pergunta “por que não?” sempre que estivermos diante de uma nova situação. Já observou quantas pessoas passam por você na rua? Pessoas que provavelmente você não vai encontrar mais? Comece por aí: busque assunto, pergunte as horas, entre numa loja e pergunte os preços, o segredo para perder a timidez é relacionar-se, comunicar-se.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir