Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

9 de outubro de 2015

Educando para uma nova postura frente ao lixo

Portal 15
Depois de conhecer como se faz a compostagem alunos plantaram hortaliças

A população brasileira produziu em 2014 um volume de resíduos sólidos urbanos de quase 80 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Ainda, segundo dados do IBGE, aproximadamente 60% do lixo urbano é formado por resíduos orgânicos que podem ser transformados em excelentes fontes de nutrientes para as plantas.
Neste contexto, a compostagem surge como uma alternativa viável e eficiente para minimizar os impactos negativos gerados pela destinação incorreta dos resíduos orgânicos.
No dia 1º de outubro, a bióloga Elisa Valduga e o engenheiro florestal Cássio Crestani, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a psicóloga Clarice Batista, da Secretaria de Assistência Social, conscientizaram mais de 50 alunos do Centro de Educação Integrada (CEI) sobre a importância do reaproveitamento do lixo.
Cássio Crestani apresentou para as crianças e adolescentes o projeto piloto intitulado “Construindo Consciência Ecológica Através da Compostagem de Resíduos Orgânicos”, desenvolvido durante seu período de graduação na UFSM Campus Frederico Westphalen com o objetivo demonstrar aos futuros cidadãos que é possível utilizar os resíduos orgânicos produzidos tanto no ambiente escolar, quanto em casa, transformá-los em adubo orgânico e posteriormente utilizá-lo em uma horta.
Após a explanação, os alunos acompanharam a demonstração prática da técnica de compostagem e plantaram hortaliças na horta do CRAS, que serão cultivadas e colhidas por eles.
A atividade que foi realizada vem ao encontro do projeto “Transforme seu lixo em luxo”, executado pela Secretaria de Desenvolvimento e que tem como apoiador a Corsan.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir