Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

16 de outubro de 2015

Senegaleses iniciam alfabetização em Língua Portuguesa

Imigrantes senegaleses começam a apreender comunicar-se em português
Imigrantes senegaleses começam a apreender comunicar-se em português

Uma turma de 25 imigrantes senegaleses que vivem e trabalham em Não-Me-Toque iniciou aulas de alfabetização e conhecimento da Língua Portuguesa.
A professora dos anos iniciais e alfabetizadora, Franciéli de Quadros, será a educadora nas aulas do curso de Alfabetização de Adultos. Seu objetivo inicial será ouvir os alunos e saber as suas necessidades diárias.
- Eles querem mais é apreender a falar, facilitar a comunicação no supermercado, nos bancos, saber dizer as horas e os cumprimentos básicos – destacou a professora após a aula inaugural realizada na noite de terça-feira (13), no auditório da Prefeitura.
Um dos alunos é Elhadji Bassiroe, de 29 anos, que está em NMT há um ano e dois meses. Elhadji, já consegue se comunicar em português, ele trabalha no setor de montagem da Stara e pretende juntar dinheiro para trazer os dois filho e esposa para morar com ele.
- A cidade é bastante calma tem emprego e quero ficar definitivo. Queremos apreender o português para conversar com os amigos e ajudar no trabalho – disse antes da primeira aula.
A iniciativa surgiu dos próprios senegaleses que manifestaram o interesse para o amigo Ernani Doebber, 49 anos, que os vem ajudando em várias tarefas.
- Eles são exemplos de persistência. Quando soube que gostariam de apreender a falar corretamente nossa língua, procurei a Prefeitura pensando em ajudar – comentou.
Com isso, Ernani, foi até a Prefeitura falar com a prefeita Teodora Lütkemeyer, que recebeu Ernani Doebber para falar sobre o assunto, esteve na aula inaugural junto com a secretária da Educação, Griselda Blau. O projeto de alfabetização aconteceu depois de Griselda ouvir um grupo de senegaleses, ocasião em que também pode conhecer um pouco da sua cultura do povo imigrante.
O grupo vai ter, inicialmente, dez aulas, nas terças-feiras, às 19h, no auditório da Prefeitura.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir