Sábado, 28 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
14°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Destaques

Caminhada pela Vida mobiliza contra o câncer de mama

19.10.2015 15h39  /  Postado por: upside
Caminhada pela Vida teve a participação de cerca de 200 pessoas

Caminhada pela Vida teve a participação de cerca de 200 pessoas

O Outubro Rosa vem ganhando força e a cada ano cresce a mobilização que tem caráter internacional, que visa sensibilizar a população para o problema do câncer de mama. Em Não-Me-Toque, a Secretaria Municipal da Saúde e a Associação Amigos da Vida são parceiras na realização das atividades que contemplam exames, caminhada de sensibilização e chá beneficente.
No sábado (17), cerca de 200 pessoas, entre elas mulheres que venceram a doença, enfrentaram o mau tempo e participaram da 1ª Caminhada pela Vida, que partiu de frente da Unidade de Saúde Centro, dirigiu-se até a Prefeitura e se concentrou na Praça Dr. Otto Schmiedt.
No local os participantes da caminhada foram apresentados à Unidade Móvel de Saúde que dispõe de consultório médico, consultório ginecológico e consultório odontológico. O Governo Municipal recebeu um ônibus em doação da receita Federal e o veículo recebeu investimentos de R$ 120 mil para ser transformado e equipado paa atender demandas no interior e campanhas.
– Nosso plano de governo prioriza a saúde e este é mais um investimento nesta área que vai ser colocado à disposição da população. Nós entendemos que ações como as do Outubro Rosa e a oferta de serviços de saúde contribuem para a qualidade de vida das pessoas e por isso têm nosso apoio – destacou a prefeita Teodora Lütkemeyer que também participou da Caminhada pela Vida.
O secretário da Saúde, Marco Costa, agradeceu a Câmara de Vereadores que contribuiu com parte dos recursos para a adaptação da unidade móvel e elogiou a iniciativa do grupo que formou a Associação Amigos da Vida.
– Há dois anos vínhamos realizando ações no Outubro Rosa e a partir deste ano contamos com a participação das voluntárias que desejam ajudar na sensibilização pelos hábitos de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e também do câncer de próstata – manifestou o secretário.
O grupo de voluntárias que formou a associação aguarda os trâmites dos documentos para a fundação oficial e tem participação ativa na programação do Outubro Rosa e Novembro Azul. A presidente Carla Sebastiani Costa estava emocionada com o resultado do primeiro eventoe destacou a importância dos exames preventivos.
– Os avanços da medicina estão possibilitando tratamentos eficientes e reduzindo a mutilação, mas é preciso que as mulheres se conscientizem que precisam realizar os exames periódicos e preventivos e os Amigos da Vida vão se dedicar a fazer crescer a demanda pelos cuidados preventivos – disse Carla Costa.
Também prestigiaram o ato na Praça o presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros, os vereadores Pedro Paulo da Rosa e Paula Samuel van Schaik.
No dia 24 de outubro, das 8h às 12h, a Unidade de Saúde Centro estará aberta para realizar exames preventivos com Sala de Espera Motivacional. Essa atividade já ocorre nos sábados 3 e 17 deste mês.
No dia 24, às 15h, ocorre o Chá Beneficente que marca o encerramento das atividades do Outubro Rosa, no Restaurante Eventu’s, realização da Associação amigos da Vida. Os convites estão à venda (R$ 20,00) em número limitado.
Outubro Rosa
O movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois de o Congresso ter determinado o mês de outubro como o mês da prevenção desta doença, concentrando várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce do câncer de mama.
Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002.
O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir