Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

16 de novembro de 2015

Setor de máquinas vive seu pior momento em 80 anos de história

Deputado Jerônimo Goergen preside a Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Maquinas e Equipamentos
Deputado Jerônimo Goergen preside a Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Maquinas e Equipamentos

O setor de máquinas e equipamentos no Brasil vive o seu pior momento dos seus 80 anos de história. A constatação pessimista do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Carlos Pastoriza, resume o descontentamento do setor com o desolado cenário vivido pelo segmento nos últimos dois anos. Os números foram divulgados no último dia 4, durante apresentação dos indicadores conjunturais, referente ao mês de setembro/15.
O tema foi debatido em Não-Me-Toque na manhã de sexta-feira (6), entre diretores e representantes das indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Maquinas e Equipamentos, deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), na Câmara de Vereadores.
A frente trabalha em contato direto com a diretoria da Abimaq e está estabelecendo um plano de ação para as demandas da entidade junto ao Legislativo e Executivo, acompanhando as atividades no Congresso, buscando obter posição dos deputados e senadores sobre temas de interesse.
- Hoje, a economia brasileira sem o setor de máquinas e equipamentos não tem condições de buscar seu progresso, seu desenvolvimento, seu crescimento. Nós precisamos dar ao setor o suporte político no Congresso Nacional visando à continuidade do progresso e inovação, que é exatamente o objetivo da Frente Parlamentar - destaca Goergen.
Jerônimo iniciou a audiência colocando os principais aspectos da Frente e como estão sendo tomadas as decisões. A Frente Parlamentar está realizando as audiências públicas para coletar as reivindicações e sugestões de empresários e gestores. Entre os assuntos estão a devolução de créditos tributários; a desoneração dos implementos agrícolas não propulsados; a manutenção do programa Reintegra, que busca apurar valores para fins de ressarcir parcial ou integralmente o resíduo tributário gerado na exportação; redução do Custo Brasil; desoneração tributária da cadeia produtiva; plano nacional de reequipamento industrial; revogação dos Regimes Tributários Especiais e um sistema permanente de financiamento industrial.
O panorama político apresentado foi desolador, aumentado a apreensão dos empresários, especialmente pela crise política. De acordo com o deputado Jerônimo, a Presidente Dilma está isolada e não mostra liderança para o comando, enquanto que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy se apresenta como um tesoureiro cuja função é apenas segurar a chave do cofre.
- O ajuste fiscal do Governo se resume a aumentar impostos. Nenhum corte de pessoal anunciado com a redução de ministérios foi executado até agora – afirmou Jerônimo.
Dados da Abimaq apontam que o setor de máquinas e equipamentos fechou cerca de 37 mil postos de trabalho em um ano.
De acordo com dados do Sindimáquinas, em 2015 o setor metalmecânico de Não-Me-Toque demitiu 720 trabalhadores. O industrialista Harrie Stapelbroek disse que iniciou o ano com 55 empregados e hoje está com 25. As indústrias Stara e Jan definiram conceder férias coletivas no período de 14 de dezembro a 12 de janeiro de 2016, em função da queda na produção. A situação será reavaliada no início do ano e as expectativas são de que a situação possa melhorar até o final do primeiro semestre, com vendas alavancadas por uma boa safra de verão.
A audiência pública organizada em NMT pelo vereador Valdir Kirst foi acompanhada pelo secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, pela prefeita Teodora Lütkemeyer, presidente da Câmara de Vereadores Ibanez de Quadros.

Empresários de Não-Me-Toque trouxeram informações sobre o momento vivido pelo setor
Empresários de Não-Me-Toque trouxeram informações sobre o momento vivido pelo setor

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir