Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

11 de dezembro de 2015

Administração estuda projeto de revitalização do atual prédio da Escola Solano

Proprietário do prédio e da área onde funciona o Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, o Município mantém a cedência até que a instituição possa se transferir para o prédio em construção.
A Direção da Escola Solano informou à prefeita Teodora Lütkemeyer que até o início do ano letivo de 2016, deverá ocorrer a mudança e a devolução das atuais instalações ao Município de Não-Me-Toque.

Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em novembro, o conselheiro Jeovani Pagliarini sugeriu o uso deste prédio para a instalação e centralização de todas as secretarias municipais, a fim de facilitar o acesso dos munícipes aos serviços ofertados, bem como a economia de recursos, pois hoje o Município tem salas alugadas para instalação das secretarias e departamentos municipais.

Na terça-feira (8), a prefeita Teodora e integrantes do CDES - Gervásio Diel, Lizelote Battistela, Willibrodus van Lieshout e Jeovani Pagliarini -, secretários Municipais e a arquiteta Vanderlete Fries, visitaram o prédio para conhecer e dar início a estudos visando reformas e restaurações.
Segundo Teodora, o setor de engenharia vai trabalhar num projeto com plano de utilização do local, preservando o estilo arquitetônico e modernizando as instalações internamente. O local poderá abrigar, além das secretarias, um amplo auditório.

02 prédio solano
Membros do Conselho do Desenvolvimento visitaram com secretários a estrutura do prédio  

- Este é um projeto grande que requer planejamento e muito estudo. Nos próximos meses, com base nos levantamentos, realizaremos um projeto que visa a restruturação e reforma. A ideia de centralizar os serviços é excelente, vamos concluir o projeto e após poderemos saber o custo, viabilidade e em quanto tempo esta obra ficará pronta – avaliou a prefeita.

A vistoria inicial constatou que se trata de uma edificação antiga – a primeira parte de alvenaria data de 1950 -, com estrutura autoportante, que se encontra em bom estado de conservação, porém necessita de melhorias na parte elétrica, hidráulica, troca de telhado, apresenta rachaduras, pinturas, troca de piso em alguns pontos, acessibilidade, esquadrias e adequação dos sanitários. A intenção da Administração Municipal é de revitalizar o prédio, valorizando sua arquitetura histórica e cultural.

01_prédio solano
Prefeita, conselheiros de Desenvolvimento e secretários visitaram o prédio onde funciona o Solano

O setor de engenharia também fará um levantamento da área ocupada pelas secretarias para estudar uma recolocação, visando um zoneamento e distribuição na edificação do prédio. Desde que a Associação Comunitária de Campo Real doou o patrimônio – prédio e terreno – para o município, em 2002, esta foi a primeira visita da Administração ao local para conhecer, em respeito ao educandário que funciona no local.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir