Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de janeiro de 2016

Obras de Olavo Stefanello estão disponíveis para download na internet

A história da Coprel, que completou 48 anos em 14 de janeiro de 1968, está registrada nos dois livros escritos por Olavo Stefanello

No ano de 2016, a Coprel completa 48 anos. A história da cooperativa teve início na década de 60, época em que a distribuição de energia estava restrita aos centros urbanos. Os agricultores enfrentavam o desafio de buscar qualidade de vida aumento da produção.

Assim, em 14 de janeiro de 1968, um grupo de agricultores e lideranças de Ibirubá assume a difícil missão de levar energia para o interior. Dentre eles, estava Olavo Stefanello, que cinco anos mais tarde assumiu a presidência da cooperativa. De Ibirubá, a Coprel expandiu suas atividades para mais 72 municípios do Rio Grande do Sul.

A cooperativa foi fundamental para muitas famílias prosperarem no campo, levando a luz e a energia que proporcionou nova esperança aos agricultores, sendo muito importante para o desenvolvimento da próspera região em que a Coprel atua.

Assim começou a Coprel
Assim começou a Coprel

Na semana em que completa 48 anos, a cooperativa apresenta os livros de Olavo Stefanello, que contam a história da Coprel, em formato digital, para download gratuito no site: www.coprel.com.br. Os livros impressos foram distribuídos gratuitamente para cooperantes, lideranças, instituições de ensino da região e comunidade em geral. Como as duas edições estão esgotadas, o download é mais uma iniciativa para proporcionar à mais pessoas o acesso aos materiais.

- Relembrar o passado é fundamental para compreender o presente e projetar o futuro. A trajetória dos primeiros anos da Coprel, vividos por Olavo Stefanello, mostra a evolução e o progresso da cooperativa que tem um compromisso muito forte com a sua missão hoje, que é levar renda e vida melhor para as famílias cooperantes - salienta Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel.

Olavo Stefanello
Olavo Stefanello

Saiba mais sobre Olavo Stefanello e suas obras

Até o seu falecimento, em 20 de julho de 2011 aos 83 anos, Olavo Stefanello foi um incansável batalhador pelo crescimento e pelo sucesso da Coprel e das famílias cooperantes. Olavo foi um grande comunicador, e este talento oportunizou, além de grande êxito na vida pública, o registro de suas memórias em duas obras autobiográficas.

No livro “Esmeraldas cá na Terra, estrelas lá no Céu” (publicado em 2008), Stefanello fala sobre a sua infância, a família, o início da cooperativa, os primeiros desafios, e também relata sua história como liderança de Ibirubá. No segundo livro, “Moitas de Rosas, Loiros Trigais” (publicado em 2012) os textos trazem informações e histórias complementares sobre toda a vida de Olavo Stefanello, que não foram contempladas na primeira edição.

Nas duas obras, fica evidente sua luta e trabalho pelo desenvolvimento da região, seus sonhos, características como ética, respeito, humildade, perseverança, e seu grande carinho e amor pelas pessoas. Olavo relembra todos que estiveram com ele e o auxiliaram em seus trabalhos.

Fb_LivrosOlavoStefanello
Obras de Olavo Stefanello

Confira um dos emocionantes depoimentos de Olavo, em entrevista concedida no ano de 2008: “Tive uma vida bastante tumultuada. Corri por caminhos difíceis, cheios de espinhos, por pirambeiras de montanhas, como se poderia ilustrar. Saltei muitos abismos, muitas dificuldades. Mas, quero agradecer a Deus pela sorte que me deu de nessa altura da vidam ou do campeonato da vida, de poder ver que tudo o que realizei foram coisas boas e de extraordinária significação social e comunitária. Todas as pessoas gostariam de realizar muito mais. Não posso prever o amanhã, mas estou disposto a qualquer tipo de luta e de trabalho”.
Confira também nos links diretos para o download dos livros:
http://novidades.coprel.com.br/livro-esmeraldas
http://novidades.coprel.com.br/livro-moitasderosas

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir