Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

23 de fevereiro de 2016

Federação percorre interior para filiar clubes de bolão

Clube União de Não-Me-Toque sediou a reunião que federou quatro cidades
Clube União de Não-Me-Toque sediou a reunião que federou quatro cidades

 O esporte que é uma tradição dos imigrantes alemães tem no trabalho da Federação Gaúcha de Bolão um esforço para manter viva a modalidade.

No dia 13 de fevereiro, o presidente Enardo Braun e o vice-presidente Michel Ludwig, estiveram em Não-Me-Toque, reunidos com os representantes dos clubes de bolão do Clube União (local), Circulo Operário de Sarandi, de Alto Alegre e Guarita Country Clube, de Palmeira das Missões.

- Nosso objetivo é federar os clubes para fortalecer a organização e incentivar a permanência dos clubes em atividade – explicou Enardo Braun.

A Federação reconhece as dificuldades de manutenção dos clubes, que apresentam um perfil de envelhecimento e que caminham para a extinção se não houver um esforço conjunto de renovação e de estímulo para que permaneçam em atividade.

- Nossa geração cresceu armando os pinos do bolão enquanto os mais velhos jogavam e sonhávamos em poder ter idade para integrar a equipe. Com a automatização das canchas e as múltiplas opções de lazer para crianças e jovens, o bolão está sendo deixando de lado e é nosso dever, como amantes do esporte, promover e rejuvenescer o bolão – afirmou o presidente da Federação Gaúcha de Bolão, que segue roteiro pelo interior visando o máximo de novas filiações.

Rudimar dos Santos (Nino), coordenador do grupo de bolão, Ricardo Sebastiani, diretor de esportes do Clube União, foram anfitriões do encontro que trouxe a proposta de filiação com descontos que vão de 100% a zero em quatro anos. Também participaram da reunião Warno Elger e Eldo Franz.

- Acho importante recebermos o apoio da Federação para promovermos o bolão. Hoje, são os próprios bolonistas que se empenham em promover o esporte, com apoio dos clubes – comentou Nino.

A realidade de cada cidade muda de acordo com as políticas públicas de apoio ao esporte, mas na maioria os jogadores cobrem os custos e encaram a atividade como lazer. A direção dos clubes, ou quem está na coordenação busca patrocínio que ajuda nos investimentos e manutenção das canchas.

História do bolão

O Bolão é um esporte criado na Alemanha e trazido para o estado pelos primeiros imigrantes a desembarcarem aqui. Era conhecido pelos nomes de “sandbahn”, “dreckbahn”, “lehmbahn”, “lettenbahn”, “grundbahn”, e “stock”, devido a dificuldade de se pronunciar a palavra “estoque”, que significa o depósito em dinheiro realizado pelos apostadores, hoje não mais sendo classificado como jogo de “azar”.

Texto e foto: Helaine Gnoatto Zart / A Folha / A Folha do Sul

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir