Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

9 de março de 2016

Acordo visa aumentar a produtividade e a competitividade do agronegócio

Foi assinado no dia 8, terça-feira, no Auditório Central, do parque do Parque da Contrijal, o acordo de cooperação Tecnologia Embarcada do Agronegócio (TESA), envolvendo a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers).

O objetivo da cooperação é aumentar a produtividade e a competitividade do agronegócio, fomentar a inovação na cadeia produtiva, ampliar o mercado para a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e minimizar com a inserção de tecnologia local.

Segundo o vice-presidente da Abimaq, Ernani Cauduro, o setor gaúcho de implementos consolidou suas vantagens competitivas no mercado brasileiro graças à sua capacidade de atender com eficiência às necessidades do produtor. Além disso, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de máquinas e implementos agrícolas do Brasil, com 65% da produção nacional. E os segmentos da fabricação de bens de capital para a agricultura participam com 51% da produção da indústria de máquinas e equipamentos do Estado. O presidente do Simers, Claudio Bier, lembrou que o agronegócio, englobando as agroindústrias, responde por cerca de 44% do PIB no Rio Grande do Sul.

As ações do projeto já estão delineadas: encontros técnicos de aplicações, demandas e ofertas, cuja primeira edição está definida para maio deste ano, edital para financiamento de projetos, interação entre entidades, universidades, empresa e governo estadual, além do acordo de cooperação.

Participaram também o vice-presidente da Abinee, Régis Haubert; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia,Renato de Oliveira; e o diretor do Badesul, Mano Changes.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir