Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
31°
22°
30°C
Não-Me-Toque/RS
Nublado
Destaques

Estudo de biólogo encontra 195 espécies de aves em Não-Me-Toque

23.05.2016 11h14  /  Postado por: upside

Pesquisa deixará para história a identificação do número de espécies de aves existentes em Não-Me-Toque.

Pesquisa a campo do biólogo Jonas Kilpp descobre a riqueza da diversidade de espécies de aves no município

Pesquisa a campo do biólogo Jonas Kilpp descobre a riqueza da diversidade de espécies de aves no município

Este é o trabalho voluntário feito pelo biólogo morador de Arroio Bonito, Jonas Kilpp, de 38 anos, ao lado da sua namorada e bióloga, Gabriela Dal Pizzol. Jonas cresceu no interior, o interesse pelas aves o motivou, inclusive, para buscar graduação em Biologia. Esse trabalho voluntário, que faz os finais de semana e até de madrugada, já identificando no município cerca de 195 espécies.
– O Rio Grande do Sul possui atualmente um número de 661 espécies identificadas. Temos aqui aproximadamente 30% das espécies que vivem no Rio Grande do Sul – comenta entusiasmado.
De acordo com o biólogo, foram identificados três espécies que constam na lista estadual de animais ameaçados de extinção: o papagaio-charão, o caboclinho-branco e o cisqueiro.
Jonas integra um grupo de observadores do Planalto Médio, que se reúnem uma vez por mês para analisar os pássaros. A observação das aves também está sendo feita em municípios vizinhos, como Victor Graeff, Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Tapera.

A importância das aves na natureza
O biólogo, que mesmo antes de começar a faculdade, já analisava os pássaros na propriedade da família em Arroio Bonito, destaca que entre todos os animais, as aves são os mais facilmente detectáveis no dia-a-dia das pessoas, sendo que até nos grandes centros urbanos dificilmente passam  despercebidas.
– Muitas espécies são admiradas apenas pela sua beleza ou pelo seu canto, mas, todas elas têm grande importância no ambiente – enfatiza.

Três especies de marreca: cricri, irerê e vermelho

Três especies de marreca: cricri, irerê e vermelho

Exemplifica citando as espécies que são polinizadoras de plantas, pois existem plantas polinizadas especificamente por uma espécie de ave, ou seja, a existência de uma está diretamente relacionada com a outra. Outras aves, como os jacus, os sabiás e os sanhaços são ótimos dispersores, consumindo frutos e defecando as sementes em outros locais, funcionando como plantadores de novas árvores.
Para o biólogo, aves como gaviões e corujas, apesar de não possuírem muito carisma, são muito importantes no controle de outros animais, em especial roedores e invertebrados. Também lembrou que os urubus são consumidores de animais mortos, evitando a propagação de doenças.
– Portanto respeitar as aves e os seus ambientes seja eles as florestas, os campos ou os banhados são vitais para a nossa própria qualidade de vida – ressalta.

Ressurgimento de aves extintas

Um fenômeno observado nos último anos é o ressurgimento de novas espécies. Isso ocorre devido à redução do desmatamento, à existência de áreas de preservação, queda significativa da caça e agroquímicos menos tóxicos à saúde humana e ao meio ambiente.
– A quantidade de agrotóxico utilizado antigamente antes do plantio direto reduziu bastante as espécies, mas nos últimos 20 anos reapareceram aves como Jacu e Tucano – considerou. O Tucano, que muitos pensam ser aves migrantes, vivem nas matas desta região.

Tucano uma das aves que estão ressurgindo na região

Tucano uma das aves que estão ressurgindo na região

Que tem interesse em conhecer a lista de espécies de aves identificadas em NMT, pode acessar o site: http://taxeus.com.br/lista/4693. Em outro site pode conferir as fotos das espécies de Não-Me-Toque e região, e qualquer pessoas pode se cadastrar: http://www.wikiaves.com.br

Algumas das espécies de pássaros encontrados no município  

Alma-de-gato

Alma de gato

Papagaio-charão

Papagaio Charão

Saracuruçu

Saracuruçu

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.