Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

8 de junho de 2016

Glifosato barrado na União Europeia

Petição da Avaaz é entregue ao Parlamento Europeu
Petição da Avaaz é entregue ao Parlamento Europeu

Depois da mobilização de mais de 2 milhões de membros da Avaaz – por meio da organização de cerca de 20 campanhas, coleta de milhões de assinaturas, mensagens, telefonemas, ações, reuniões e manchetes de jornais – o futuro do “modelo Monsanto” está sendo questionado.

A União Europeia acabou de recusar o prolongamento da autorização de venda do herbicida glifosato, carro-chefe da Monsanto. O glifosato é responsável por um terço de toda a renda da multinacional.

A votação no Parlamento Europue realizada na segunda-feira (6) recusou conceder à Monsanto a renovação da licença para venda de seu produto principal o glifosato.

A Monsanto buscava renovar a licença do glifosato por 15 anos, mas o acalorado debate político conseguiu vetar até um período de emergência de apenas 18 meses para o comércio do produto. Depois que dois milhões de pessoas assinaram a maior petição global já feita contra o glifosato e de uma pressão pública gigante, o futuro do modelo de agronegócios da Monsanto está sendo questionado como nunca antes.

A autorização de venda deste herbicida expira em 30 de junho e os Estados-membros terão de retirar a autorização (comercial) de todos os produtos à base de glifosato.

"Comparando onde estávamos no início desse ano e onde estamos agora, a Avaaz é sem sobra de dúvidas a força condutora da luta contra a descontinuação do glifosato."

A afirmação é de Pavel Poc, vice-presidente da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar da União Europeia e principal líder na luta contra o glifosato, publicada na página da Avaaz.

O glifosato é um herbicida que mata uma grande variedade de espécies vegetais e é usado para queimar as ervas daninhas. É aplicado a nível urbano e na agricultura. Apesar de existir desde a década de 1970, o aparecimento de culturas geneticamente modificadas para serem resistentes ao glifosato fez disparar o uso do herbicida nas últimas décadas. Foi a gigante Monsanto que desenvolveu o químico. Mas na Europa há à venda mais de 300 herbicidas à base de glifosato de 40 empresas diferentes.

Ação da Avaaz em Bruxelas no dia na reunião do Comitê
Ação da Avaaz em Bruxelas no dia na reunião do Comitê

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir