Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

14 de junho de 2016

Reconhecimento a Johannes Arnoldus Maria van Riel

Helaine Gnoatto Zart

Se existe alguém que merece estar entre os homenageados com o título de Cidadão de Não-Me-Toque, certamente, esta pessoa é Johannes Arnoldus Maria van Riel.

Johannes van Riel
Johannes van Riel

O Seu João, para os não-me-toquenses, Joãozinho para os amigos, escreveu uma história de vida que se confunde com a própria história do município, tamanha sua participação, ora como ator principal, ora como coadjuvante, mas nunca em papeis menos importantes.
Exercendo papel político – vice-prefeito, prefeito, secretário municipal – ou à frente de entidades como o Lar do Idoso, CTG Galpão Amigo (1974), Comunidade Católica, Hospital Beneficência Alto Jacuí, Associação Holandesa e Rotary Clube -, atuou com liderança marcante. Foi também conselheiro da Cotrijal, sócio fundador do Sicredi Alto Jacuí (1981), associado do Grêmio Aquático e do Clube União. Foi eleito vice-prefeito de Arlindo Hermes em 1982, assumindo como prefeito com a morte do titular no ano de 1985. Foi eleito prefeito (1993-1996) e atuou como secretário municipal de Obras em dois governos (2001 e 2009), Secretário de Agricultura e Meio Ambiente (2011), conquistando muito respeito pelo seu trabalho.

Seu jeito manso e bondoso, sua capacidade de abnegação, sua determinação em defender uma causa, torna impossível alguém lhe dizer ‘não’ quando pede colaboração para uma boa causa. Assim foi deixando marcas onde passou e, se fosse pela sua vontade, continuaria no mesmo ritmo, olhando para a comunidade, muito mais o que para si mesmo.
A jovem Paula Samuel van Schaik, como vereadora, teve a inspiração de indicar Johannes van Riel para receber o título de Cidadão Honorário de Não-Me-Toque, fazendo justiça através do reconhecimento público a um homem que faz da sua vida a missão de contribuir com seu trabalho para que a sociedade seja melhor e mais justa.
Como presidente do Poder Legislativo, Paula vai escrever na história a gratidão do município de Não-Me-Toque a esse homem que viveu a experiência de deixar o país onde nasceu – a Holanda - quando tinha dez anos de idade. A família Van Riel embarcou num navio na Holanda, no ano de 1949. Vieram os pais e doze filhos. O sonho de uma vida melhor ficou frustrado em Holambra (SP), motivando uma nova mudança, para o Rio Grande do Sul em 1951.

Dos filhos, Johannes foi o que herdou o gosto por trabalhar por um objetivo a mais, além de dar sustento e garantir o futuro da sua família. Junto com a esposa Cornélia Souilljee van Riel, construiu uma história que deve encher a família de orgulho e deixa os não-me-toquenses com uma dívida de gratidão. Essa dívida começa a ser singelamente paga com este título.
Muito obrigada, Seu João!
Em nome dos idosos que têm uma casa para abrigá-los e atendê-los com dignidade quando as forças e a energia já deixaram seu corpo. Muito obrigada, em nome desta cidade que deve tê-lo como inspiração de liderança desprendida de vaidades, e guardar seu exemplo de cidadão íntegro, idealista e dono da maior riqueza que um ser humano pode adquirir nesta vida: a virtude da justiça e da bondade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir