Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

10 de outubro de 2016

Oportunidade para artistas do interior na Casa de Cultura Mário Quintana

Artistas de todo Estado poderão participar de processo seletivo para ensaios e apresentações
Artistas de todo Estado poderão participar de processo seletivo para ensaios e apresentações

 PORTO ALEGRE - Abrir os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) para toda a classe artística do Estado é a proposta do Ocupa Mario 2017. Grupos, coletivos e artistas independentes devem inscrever seus projetos, sejam eles ensaios ou apresentações, para contar com os teatros, auditório, salas e demais espaços da Casa. As inscrições acontecem de 1º a 31 de outubro de 2016, através do e-mail ocupamario2017@gmail.com, para onde devem ser enviadas a ficha de inscrição e demais anexos que expliquem as propostas.

O Regulamento e informações sobre a documentação necessária estão disponíveis no site da CCMQ (www.ccmq.com.br) ou pode ser solicitado pelo e-mail projetosespeciaisccmq@gmail.com, além de mais esclarecimentos no telefone (51) 3224-2537. Após o envio, esses documentos são avaliados por um conselho artístico que divulgará os selecionados a partir do dia 1 de dezembro.

Anteriormente, o processo de ocupação dos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana se dava através de agendamento, o que, nem sempre contemplava todo o Estado, ou mesmo, dependia de uma análise dos objetivos específicos das propostas.

Em 2015 foram realizadas três (3) Chamadas Públicas: fevereiro, maio e uma extra em setembro, a cada Chamada foram sendo aperfeiçoados os mecanismos de escolha e regulamento, sempre escutando sugestões, a fim de, chegar a um chamamento cada vez mais democrático e transparente.

Agora, com a Chamada Pública 2017, os artistas concorrem mais democraticamente, já que todos passarão por avaliação multidisciplinar não importando quais foram os primeiros que solicitaram a ocupação da casa.

De acordo com o diretor da CCMQ, Émerson Martínez Fortes, a ideia é resgatar o real objetivo da instituição, que é de troca de experiências e apropriação dos seus espaços por todos os artistas rio-grandenses. “Destaco a importância deste processo seletivo que faz com que todos os artistas concorram em grau de igualdade. Este é um reencontro do real objetivo de pluralizar, de sediar diferentes movimentos e produções culturais existentes no Estado. Aqui, artistas de diferentes regiões gaúchas devem se sentir representados, acolhidos e bem-vindos”, explica.

COMO SERÃO AVALIADOS OS PROJETOS?

Oportunidade para artistas do interior
Oportunidade para artistas do interior

O Conselho Consultivo Artístico leva em conta critérios de seleção como concepção geral do projeto, relevância conceitual e temática, currículo dos integrantes, inovação, originalidade e ineditismo da proposta, quantidade de apresentações e adequação aos espaços do centro cultural. O Conselho Consultivo Artístico será composto por um representante de cada Colegiado Setorial do Estado, são eles: Artesanato, Audiovisual, Culturas Populares, Livro, Memória e Patrimônio, Museus, Música, Teatro, Circo e Dança.

Não será permitida participação de funcionários da CCMQ, membros do Conselho Consultivo Artística e parentes até 1º grau (ascendente, descendente, colateral - direto = pais, irmãos e filhos). Ainda, 20% das vagas serão destinadas para projetos que envolvam grupos de deficientes, idosos, situação de vulnerabilidade social e LGBT.

CRONOGRAMA

Divulgação da Chamada: 15/09 à 30/09/2016

Período de Recebimento das Propostas: 01 à 31/10/2016

Triagem das Propostas: 01/11 e 03/11/2016

Análise e Seleção das Propostas: 04/11 à 30/11/2016

Divulgação dos Selecionados: 01/12/2016

Agendamento das Propostas Selecionadas: 02/12 à 23/12/2016

Ocupação: A partir de 03/01/2017

 

SOBRE A CASA

Émerson Martínez Fortes, diretor da CCMQ
Émerson Martínez Fortes, diretor da CCMQ

Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul. Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. Por meio da Lei estadual nº 7.803 de 8 de julho de 1983, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado

Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

Aberta de terças a sextas-feiras: 9h às 21h e aos sábados, domingos e feriados: 12h às 21h, o endereço da Casa de Cultura Mario Quintana é Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre – RS.

Telefone: (51) 3221.7147 – (51) 3226.4797.

Site: www.ccmq.com.br

Facebook: www.facebook.com/CCMQportoalegre

e-mail: ccmq@ccmq.rs.gov.br

Auditório Luis Cosme, 4º andar
Auditório Luis Cosme, 4º andar
Jardim Lutzenberger, 5º andar
Jardim Lutzenberger, 5º andar
Sala Cecy Frank, 4º andar
Sala Cecy Frank, 4º andar
Sala Onda, 5º andar
Sala Onda, 5º andar
Teatro Carlos Carvalho, 2º andar
Teatro Carlos Carvalho, 2º andar

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir