Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

21 de outubro de 2016

Roos orienta sobre nota fiscal eletrônica

A exigência da nota fiscal eletrônica para os produtores rurais ganhou novos prazos, mas nem por isso deve ser relevado para segundo plano. Durante o dia de campo realizado dia 6 de setembro, a empresa Roos disponibilizou orientações através da coordenadora fiscal, Lisiane Roessler. O uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em substituição ao talão de produtor teve nova alteração no cronograma.

Após ouvir relatos das entidades da produção primária sobre as dificuldades de internet em determinadas regiões do Estado, a Secretaria da Fazenda definiu que a data limite para a implantação deixou de ser dia 1º de outubro e passou a ser 1º de abril de 2017.  O prazo de adoção da NF-e para produtores rurais com CNPJ, com exceção da silvicultura, segue no dia 1º de dezembro.

- Quem ainda não iniciou o processo deve começar pela certificação digital, que é o documento que autentica como verdadeiro o autor da nota, funciona como uma assinatura registrada em cartório – explicou Lisiane Roessler colocando a Empresa Roos à disposição para quem precisar de mais orientações.

coordenadora fiscal, Lisiane Roessler tirou dúvidas dos produtores sobre implantação da NF-e
coordenadora fiscal, Lisiane Roessler tirou dúvidas dos produtores sobre implantação da NF-e

A coordenadora fiscal também explicou que para emitir a nota de venda o produtor poderá instalar o Certificado Digital em seu próprio computador (Modelo A1) ou adotar um cartão (Modelo A3) que permite emitir a nota em qualquer computador. Uma das grandes dúvidas dos produtores é com relação ao transporte dos grãos da lavoura até a sede ou direto para o local do depósito.

Lisiane explicou que para essas movimentações será permitido o uso de bloco modelo A4 que acompanhará o transporte da mercadoria até o primeiro ponto com sinal de Internet para emissão da NF-e. Para emitir a nota o produtor poderá acessar o site da Secretaria Estadual da Fazenda com o seu Certificado Digital. A nota será emitida “on-line”.

- Ao trazer sua produção para a Roos, acompanhada do Modelo A4, estaremos auxiliando na emissão da NF-e, porém é imprescindível providenciar junto a Autoridades Certificadoras o seu cartão com antecedência, pois o novo prazo coincidirá com o forte da safra de soja e poderá haver maior dificuldade pela demanda de certificados - orientou a coordenadora fiscal.

A substituição gradativa do talão de produtor segue um cronograma diferenciado conforme o tipo de transações. A implantação no Rio Grande do Sul começou em junho de 2013, com a obrigatoriedade da emissão para o produtor rural nas operações interestaduais com arroz em casca.

dsc_0341
Auditório da empresa esteve lotado

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir