Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

25 de novembro de 2016

Administração realiza lançamento oficial da RedeSimples

O processo longo e, muitas vezes confuso, para abrir uma empresa ou instalar uma filial chegou ao fim em Não-Me-Toque. A rotina de levar os mesmos documentos em mais de um órgão da prefeitura ou do Estado, chegou ao fim. Já está funcionando a Rede Nacional para Simplificação de Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que agiliza a regularização de empresas com baixo risco. Nos municípios onde já foi implantado, o tempo de tramitação foi reduzido de meses para até 10 dias.

Administração Municipal formalizou a adesão à Rede Simples no dia 11 de novembro, com assinatura de convênio entre Prefeitura, Sebrae/RS e Junta Comercial do Rio Grande do Sul. A integração ao sistema já existe desde o dia 5 de outubro e já tornou mais ágil o processo de formalização de pelo menos 15 empresas. A adesão da Prefeitura Municipal trouxe como benefício uma base de dados centralizada e compartilhada e redução do custo operacional das partes envolvidas. Com isso, pode ocorrer um incremento dos impostos municipais e maior desenvolvimento do município.

Estiveram presente no ato da assinatura do convênio a prefeita Teodora Lütkemeyer; presidente da Associação Comercial e Industrial de Não-Me-Toque, Cristiano Farias de Lima; presidente da Câmara de Vereadores, Paula Samuel van Schaik; a assessora jurídica da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Inês Antunes Dilélio; secretária de Desenvolvimento, Maria Margarete Lauxen; gestor de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Patric Strapasson, contadores e empresários.

Assinatura do convênio ocorreu dentro da programação da Expo Não-Me-Toque
Assinatura do convênio ocorreu dentro da programação da Expo Não-Me-Toque

Teodora Lütkemeyer salientou o compromisso da Prefeitura em propiciar um ambiente cada vez melhor para os negócios em Não-Me-Toque.

- Estamos buscando alternativas para facilitar ainda mais o processo para quem deseja empreender aqui, ou até mesmo sair da informalidade. É, sem dúvidas, um avanço para o desenvolvimento econômico do Município - salientou a prefeita.

O gestor do Sebrae pediu que não seja esquecida a instalação da Sala do Empreendedor em NMT, para que todos os micro e pequenos empreendedores possam ter acesso a apoio técnico. A secretária do Desenvolvimento Margarete Lauxen, explica que o processo de registo na Junta Comercial passa a ser feito via internet, evitando o deslocamento e encurtando caminho.

– Antes, o empreendedor ia na Junta, para constituir a empresa e informava um endereço. Depois, levava o CNPJ na prefeitura e descobria que, pelo Plano Diretor, que aquela atividade não era permitida naquele bairro. Então, precisava recomeçar. Agora, começa pelo seu contador que encaminha a solicitação de registro à prefeitura que tem três dias para responder sobre a viabilidade no endereço e quais os documentos necessários – explica Margarete Lauxen.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir