Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

10 de fevereiro de 2017

Valorizando a colonização germânica Lagoa dos Três Cantos realiza lançamento da 16º Lagoa Fest

reporter@afolhadosul.com.br
Felipe Keller
O município de Lagoa dos Três Cantos vive um momento especial na sua história, da própria valorização do município, que está comemorando este ano 25 anos de emancipação. Na noite de sexta-feira (3), um dos orgulhos da comunidade local, a Lagoa Fest, teve o lançamento oficial da 16º edição no Parque Municipal da Lagoa. No entardecer, na lagoa do Parque Municipal, aconteceu a teatralização da chegada dos imigrantes alemães, que colonizaram as terras e construíram Lagoa dos Três Cantos.

Com muita música alemã ao som de bandas típicas, três barcos encenaram a vinda dos imigrantes recém-chegados da Alemanha. Em seguida, reunindo as entidades culturais e a comunidade local, aconteceu desfile temático na Avenida Oto Radke, acompanhado pela imprensa da região. A música atraiu a população que saiu de dentro de casa para participar.

Chegada dos imigrantes, música, desfile, e passeio da Zig, Zag, Zug deram uma amostra do que será a 16º Lagoa Fest
Chegada dos imigrantes, música, desfile, e passeio da Zig, Zag, Zug deram uma amostra do que será a 16º Lagoa Fest

No desfile temático, um caminhão antigo trazia os músicos, participantes a pé caminhavam dançando representando os imigrantes e as entidades que fazem a Lagoa Fest acontecer. A novidade dos organizadores foi a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, que atraiu atenção das crianças, e de adultos que, por instantes, também se tornaram crianças. Tudo isso acompanhado de um carro que chope disponível para quem estivesse com votada de beber.

A Lagoa Fest acontece nos dias 3, 4 e 5 de março, reunindo bandas típicas da música germânica, atração nacional com Gabriel Valim, no domingo, dia 5. O evento apresenta, ainda, feira comercial, gastronomia típica e atividades culturais. A reunião da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) ocorre antes da abertura da Lagoa Fest, na sexta-feira, dia 3, às 20h.

Lançamento do evento encenou a chega dos imigrantes alemães no Brasil
Lançamento do evento encenou a chega dos imigrantes alemães no Brasil

O presidente do Núcleo Cultural de Lagoa dos Três Cantos, Edio Schrader, entidade organizadora do evento, falou da trajetória inicial em 2001, da programação, site do evento, infraestrutura, material gráfico e bandas. Schrader informou que esta edição tem como título na logomarca do evento: “A Festa da Alegria Germânica” comemorando os 25 anos de Lagoa dos Três Cantos.

- Pensamos fazer uma festa para a família, atraindo o público até a Lagoa Fest com diferentes estilos musicais, seja para o jovem como para o idoso. Temos pessoas com criatividade na organização valorizando a história, nossa cultura, através das entidades – enfatizou.

O prefeito de Lagoa, Dionísio Wagner, reconheceu de forma especial os imigrantes e enfatizou que todos estão mobilizados para fazer a melhor, e quem sabe, a maior Lagoa Fest para comunidade três-cantense.

- É especial fazer o lançamento da Lagoa Fest na presença da população. Muitos que estão aqui são descendentes de nossos colonizadores, imigrantes alemães que são a razão de parte da existência do nosso município – completou.
A vice-prefeita, Juli Kempf, agradeceu as entidades sem fins lucrativos pelo trabalho cultural e legado, aos servidores e voluntários para realização do lançamento, concluindo sua mensagem com entusiasmo:
- Viva a Lagoa Fest, Lagoa dos Três Cantos e as entidades do nosso município!
Informações completas da Lagoa Fest no site lagoafest.com.br e na página do facebook Lagoa Fest

Lançamento oficial da 16º edição da Lagoa Fest 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir