Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

27 de setembro de 2017

Apsul América mostrou aplicação da agricultura digital

O Parque da Expodireto Cotrijal sedia o 4º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (Apsul América). A abertura oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (26). Durante dois dias, pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes debateram amplamente o tema “Agricultura Digital: Inovação para a eficiência e a preservação da produtividade”.

O congresso acontece a cada dois anos, promovido em parceria de Sindicato Rural com Cotrijal, Prefeitura de Não-Me-Toque, Sistema Farsul e Universidade Federal de Santa Maria.A programação de palestras, painéis e minicursos seguiu até o final da tarde de quarta-feira (27), com nomes renomados no agronegócio e na pesquisa em Agricultura de Precisão em níveis nacional e internacional.

Dentre eles, o doutor Stanley Best (Chile), que discorreu na manhã de terça-feira sobre o futuro da Agricultura de Precisão. Também está prevista a participação do doutor Ricardo Melchiori (Argentina), falando sobre definição de zonas de manejo, e do doutor Michel Dietz (Alemanha), que compartilhará conhecimentos sobre agricultura digital e a internet das coisas.

- Tornar a Agricultura de Precisão uma ferramenta ao alcance de todos os produtores rurais, desde os pequenos até os grandes, foi o principal motivo que impulsionou Não-Me-Toque, a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, a apostar em um grande desafio, a realização do Apsul América, um congresso voltado para Agricultura de Precisão e máquinas precisas que rompe as fronteiras brasileiras e traz conhecimento e participantes da América do Sul – afirmou a presidente do evento, Teodora Lütkemeyer.

Organizadores e patrocinadores do 4º Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão atraíram mais de 700 pessoas para Não-Me-Toque

Ao destacar a importância de sediar o Apsul, o prefeito Armando Roos reconheceu que o congresso deve proporcionar conhecimento que agrega ainda mais ao agronegócio, setor que move a economia mundial.

- No ano de 2007, quando nos foi proposto intitular Não-Me-Toque como Capital Nacional da Agricultura de Precisão, não imaginávamos que seriamos um polo de pesquisa e inovação no campo do agronegócio. Desde lá, muita coisa mudou no cenário agrícola, novas tecnologias, novos métodos de manejo que foram desenvolvidos e lançados aqui, neste Parque da Expodireto Cotrijal, portanto temos a certeza de que todos os participantes partem enriquecidos de novos conhecimentos - destacou o prefeito na abertura.

Empresas tiveram espaço para mostrar tecnologias

Público

Reunindo pesquisadores, consultores, acadêmicos, agricultores, prestadores de serviço, técnicos de cooperativas, a indústrias de máquinas agrícolas e fornecedores de insumos, o Apsul registou aproximadamente 750 inscritos para os dois dias. Além das palestras, os participantes puderam se inscrever em minicursos e conferir a exposição de tecnologias junto ao Pavilhão 2 do Parque.

Temas

Nesta 4ª edição foram apresentadas soluções para pecuária de precisão, silvicultura de precisão, fruticultura de precisão e apicultura de precisão, demonstrando que as soluções tecnológicas estão alcançando, praticamente, todos os ramos do agronegócio.

Trabalhos acadêmicos

Os trabalhos acadêmicos apresentados durante o congresso, aprovados pela comissão avaliadora, foram compilados em um e-book disponível no site do Apsul América.

Palestrantes qualificaram a quarta edição do Apsul América

Presenças

Estiveram presentes na abertura do Apsul América o prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos; o presidente da Câmara de Vereadores, Maiquel Delano Silva; o secretário adjunto do Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação, André Petry; representando a presidência do Sistema Farsul, Gilmar Tietbohl; o presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Willibrordus van Lieshout; o vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schulk; o coordenador técnico do 4º Apsul América, Telmo Amado; o coordenador do Comitê Científico do 4º Apsul América, Lúcio de Paula Amaral; o presidente e o vice-presidente da Cotrijal, Nei César Mânica e Enio Schroeder; e os representantes dos patrocinadores do evento, Monsanto, Fertiláqua, Stara e Jan.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir