Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

20 de outubro de 2017

Galponeiros cantam e dançam as origens do CTG

Helaine Gnoatto Zart/editora@afolhadosul.com.br 

Galponeiros buscam vaga para o Enart em Santa Cruz do Sul

Invernada de Danças do CTG Galpão Amigo canta e dança a história da Chama Crioula e da fundação do primeiro CTG, há 50 anos

Na noite de hoje, os 22 dançarinos embarcaram para Canoas. No sábado e no domingo, participam da última eliminatória, a fase inter-regional que é classificatória para a final do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que acontece em novembro, em Santa Cruz do Sul.

Em Canoas serão sete palcos paralelos abrigando oito modalidades artísticas: danças tradicionais, declamação, intérprete solista vocal, danças gaúchas de salão, chula, gaita piano, violão e causo. O Enart é o maior evento de arte amadora da América Latina e reúne as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Haverá mais de cinco mil dançarinos na fase final.

Galponeiros apresentou coreografia de entrada e saída, além das danças tradicionais que integram a prova seletiva do Enart

Os integrantes da Invernada Artística de Dança do CTG Galpão Amigo, Os Galponeiros,dedicaram dezenas de horas com ensaios para buscar sua quinta participação no Enart. A apresentação da nova coreografia, da música e do figurino, brindou o público de Não-Me-Toque na noite de sábado (14).

Além de o CTG estar lotado, a pista de dança ficou pequena para receber os artistas da tradição que vieram reverenciando os oito fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho: João Carlos Paixão Cortes, Fernando Machado Vieira, Cyro Dutra Ferreira, Antônio João de Sá Siqueira, João Machado Vieira, Cilso Araújo Campos, Ciro Dias da Costa e Orlando Jorge Degazzia.

Com música de entrada e música de saída de autoria de Anderson Barros de Oliveira, coreografia de Tiago Damiani, direção técnica de José Maurício e Luana Cristina Soares, Os Galponeiros emocionaram o público na pré-estreia.

Grupo estará em Canoas no fim de semana na última eliminatória para o Enart em Santa Cruz do Sul

A TV Tradição transmite, pela internet, a eliminatória diretamente de Canoas. Os Galponeiros se apresentam no final da tarde de sábado.

Acompanham a delegação o casal patrão, João Fogliatto e Laureci Dalsochio, membros da patronagem que fazem figuração na dança de saída, madrinhas da invernada e familiares.

Integrantes da diretoria, invernada  do CTG Galpão Amigo

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir