Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
30°
20°
29°C
Não-Me-Toque/RS
Temporais
Destaques

Secretaria da Saúde manda examinar inseto pré-identificado como barbeiro

12.01.2018 17h20  /  Postado por: upside

Helaine Gnoatto Zart | contato@afolhadosul.com.br

Inseto foi identificado como percevejo fitofago

No dia 26 de dezembro foi encontrado numa residência no centro de Não-Me-Toque um inseto pré-identificado como barbeiro. Os proprietários da residência entraram em contato com a Secretaria Municipal da Saúde que recolheu e enviou para análise. Nesta semana, no mesmo local, foram encontrados mais dois insetos.

O secretário municipal da Saúde, Marco Costa, recebeu a análise no dia 4 de janeiro.

– O inseto foi identificado como da espécie percevejo, não barbeiro. É um fitófago, que se alimenta da seiva de plantas, diferente do barbeiro, que é muito parecido e é hematófago, que se alimenta de sangue – explicou o secretário.

A análise foi feita pelo laboratório da Coordenadoria Regional da Saúde.

Na tarde de hoje, Marco Costa ainda não tinha conhecimento que haviam sido encontrados mais dois insetos, mas que o procedimento seria repetido e os insetos encaminhados para análise.

– É importante trazer o inseto, de preferência vivo, ou chamar nossa equipe de Vigilância Sanitária – alertou.

 

PERCEVEJOS FITÓFAGOS, PREDADORES E HEMATÓFAGOS

A Ordem Hemiptera contém várias espécies de insetos, chamados percevejos e barbeiros. Os hábitos alimentares dessas espécies são bastante variáveis, sendo que algumas alimentam-se da seiva das plantas (fitófagos), outras são predadoras de outros artrópodes e outras são hematófagas, isto é, sugam o sangue do hospedeiro. Algumas espécies hematófagas são chamadas barbeiros e podem transmitir a doença de chagas para o homem. O percevejo de cama também é hematófago e não transmite qualquer tipo de doença, a não ser provocar alergias na pele do hospedeiro. Os hemípteros fitófagos e predadores são denominados percevejos. Os percevejos predadores, caso haja escassez de presas, podem se alimentar de plantas.

 

CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM

Percevejo fitófago – o aparelho bucal consta de um rostro fino e comprido que surge da parte anterior da cabeça e prolonga-se por entre os primeiros e segundo pares de pernas.

Percevejo predador – o rostro, que também surge da parte da anterior da cabeça é curto e curvo e não ultrapassa o primeiro par de pernas.

Barbeiro – o rostro surge da parte anterior da cabeça, é reto, curto e também não ultrapassa o primeiro par de pernas.

 

HÁBITOS ALIMENTARES

Micetófagos (comem fungos)

Algófagos (comem algas)

Fitófagos (alimentam-se de produtos vegetais)

Predadores (alimentam-se de insetos)

Hematófagos (sugam o sangue de vertebrados)

A diferenciação visual entre os representantes dos três últimos grupos é de grande importância para as áreas de saúde pública e economia agrícola.

Os hemípteros hematófagos alimentam-se do sangue de mamíferos e aves, podendo transmitir doenças ao homem, como é o caso do “barbeiro”, que transmite o “mal de Chagas”.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.