Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

2 de maio de 2018

Município oferece merenda escolar de qualidade

 

Na Semana Santa o cardápio contemplou pratos com pescados e foi bem aceito pelos alunos.

Os aproximadamente 1.900 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Não-Me-Toque recebem diariamente alimentação de qualidade. O cardápio da merenda escolar é elaborado pela nutricionista Francieli Gediane Andres, e utiliza produtos variados e também oriundos da agricultura familiar. A nutricionista também acompanha o trabalho das merendeiras nas escolas.

Nas escolas da Rede Municipal são fornecidas mais de 3.100 refeições diárias, que tem no cardápio: arroz, feijão, macarrão, bolacha caseira, ovos, carne bovina e frango, frutas como banana, mamão, laranja, maçã e hortaliças, entre outros.

Na hora da aquisição, a qualidade é priorizada. Quando os produtos são fornecidos pela agricultura familiar devem atender ao disposto da legislação sanitária (federal, estadual ou municipal) específica para os alimentos de origem animal e vegetal.

A Lei nº 11.947 determina que, no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.

Conforme a nutricionista Francieli, o recurso repassado pelo FNDE mensalmente é de R$ 26.433,40. Para oferecer todas as refeições, a Administração Municipal, através da Secretaria da Educação, investe três vezes mais. Em abril foram R$ 91.000,00 gastos de recursos próprios na aquisição de alimentos para a merenda escolar.

- Um cardápio saudável deve fornecer alimentos em quantidade adequada, que proporcionem  ao organismo os nutrientes necessários, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, além da formação de hábitos alimentares saudáveis - comenta a secretária da Educação Eli Terezinha Xavier Donatti.

Para o prefeito Armando Roos, investir na qualidade da merenda escolar é fundamental, pois a alimentação saudável faz parte de um aprendizado eficiente.

- A administração vem assegurando aos seus alunos o fornecimento diário de uma alimentação mais rica, nutritiva e de qualidade, tudo para contribuir na sua formação - comenta o Prefeito.


Fonte: Jaques Petry | Assecom Prefeitura Não-Me-Toque

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir