Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
29°
22°
23°C
Não-Me-Toque/RS
Parciamente nublado
Agronegócios

Tapera inaugura agroindústria familiar

Tapera inaugura agroindústria familiar
Corte da fita marcou a inauguração da agroindústria Henn
26.11.2018 22h50  /  Postado por: helaine

Corte da fita marcou a inauguração da agroindústria Henn

Foi inaugurada na segunda-feira (26/11), em Tapera, a Agroindústria de Panificados Henn. Com o novo empreendimento, sobe para quatro o número de agroindústrias familiares certificadas pelo Governo do Estado no município, que fica na região do Alto Jacuí.

O prédio da agroindústria, localizado na linha Teutônia, foi planejado de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto técnico foi orientado pela Emater/RS-Ascar, que executa, no Rio Grande do Sul, o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). As máquinas, como sovadeira, balança eletrônica e forno, foram financiadas por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

As duas sócias, Luciana Henn e a cunhada, Sônia Henn, fornecem alimentos para oito escolas do município. Mensalmente, elas produzem aproximadamente 260 unidades de pães, cucas e bolachas. Parte dessa produção também é comercializada na Feira da Agricultura Familiar, no centro da cidade.

O prefeito, Volmar Kuhn, o representante do governo do Estado, Clair Kuhn, o gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, o coordenador Regional da SDR, Reinaldo Andrino, o representante da Emater/RS-Ascar no município, Jair Ross, o secretário municipal de Desenvolvimento e integrante do Consórcio Rota das Terras Encantadas, Renato Cassol, e o presidente do Sicredi Integração Rota das Terras, Sérgio Tonelo, cortaram a fita que marcou a inauguração da agroindústria Henn.

Números

A agroindústria inaugurada em Tapera é uma das mais de 3.260 agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul que aderiram ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). De acordo com a SDR, responsável pela coordenação do Peaf no Estado, mais de 1.251 já estão legalizadas e têm autorização do Governo para usar o selo Sabor Gaúcho no rótulo dos produtos que comercializam.

Em Tapera, as quatro agroindústrias legalizadas até agora dão emprego para oito pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.