Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi apresentou dados da safra

12 de março de 2019

Estimativa aponta que safra de verão 2018/19 é a segunda maior do estado

Presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi apresentou dados da safra

Como tradição durante a Expodireto Cotrijal, a Emater/RS-Ascar anunciou na manhã desta terça-feira (12/3) o levantamento das lavouras da safra de verão 2018/2019, durante Café da Manhã para a Imprensa, organizado na Casa da Família Rural. O presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi, apresentou os dados coletados em todo o Estado, considerando a situação das lavouras até fevereiro/2019.

Segundo os números preliminares, houve aumento na expectativa de produção na grande maioria das culturas, com destaque para a cultura do milho, que tem previsão de aumento de 22,32% na produção. A safra de verão 2018/2019 deverá alcançar uma produção próxima de 32 milhões de toneladas, o que poderá causar um impacto econômico no valor bruto superior a R$ 31 bilhões. Com a confirmação desses números, esta será a segunda maior safra de verão no Estado do RS.

Orsi considera que o crescimento do milho é expressivo e tem uma grande importância para o Estado especialmente nas cadeias de suinocultura, avicultura e gado leiteiro. É uma das culturas que teve mais rentabilidade nos últimos anos, em função das tecnologias utilizadas.

- Se fizermos uma retrospectiva para o início da década de 90, a 30 anos atrás, tínhamos uma média de produtividade no RS de 18 sacas por hectare. Em 30 anos nós passamos para uma média acima de cem sacas por hectare e isso se deve a tecnologia -  argumentou Orsi. Ijuí, Passo Fundo e Erechim são as regiões que se destacam na produção de milho grão.

Relevância da Emater

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, expressou o reconhecimento pelo trabalho realizado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social e como isso se reflete nos dados apresentados.

- Eu quero, mais uma vez, registrar que a feira com a Emater é uma Expodireto forte e sem a Emater seria outra diferente. Pelo profissionalismo e pela equipe de colaboradores, podemos afirmar que a Emater é o nosso pilar de sustentação na produção de alimentos, na pequena propriedade, principalmente - declarou Mânica reforçando gratidão e reconhecimento pelo trabalho que encanta os visitantes de todos os recantos do nosso Brasil.

PRESENÇAS - O Café da Manhã para a Imprensa contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, do chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Erli Teixeira, da diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás, do presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Carlos Alberto Bacher, dos gerentes do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami e Dartanhã Vecchi, entre outras autoridades e lideranças.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir