Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Editora Helaine noatto Zart recebeu o engenheiro agrônomo Dante Graeff

13 de março de 2019

Cidadão Benemérito de Não-Me-Toque visita jornal A Folha

Editora Helaine noatto Zart recebeu o engenheiro agrônomo Dante Graeff

O engenheiro agrônomo Dante Graeff, 82 anos, morador de Campo Grande (MS), está em Não-Me-Toque para visitar a Expodireto Cotrijal desde segunda-feira (11). Na manhã de hoje, foi recebido pela editora do jornal a Folha – A Folha do Sul.com.br  Helaine Gnoatto Zart. Em dezembro de 2016 Dante Graff recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Não-Me-Toque, indicação do vereador Valdir Kirst (PP).

- A Expodireto é uma feira extraordinária, um exemplo para o Brasil. Foi muito bom as autoridades do governo presenciarem uma cidade pequena como Não-Me-Toque fazendo uma feira grandiosa em que a agricultura é o grande atrativo, com suas tecnologias, produtos, máquinas e serviços – comentou com a editora.

- Vou levar exemplares do jornal A Folha para mostrar em Campo Grande que aqui uma cooperativa promove uma feira de sucesso sem Chitãozinho e Xororó e sem gole – afirmou.

Dante Graeff deixou marcas de seu trabalho em Não-Me-Toque, entre elas a primeira exposição de milho, no ano de 1962, que serviu para a Agroceres recolher seus primeiros materiais genéticos para a pesquisa. Em 1953 liderou a organização da primeira feira agropecuária, no pavilhão da Cotrijal, depois veio a primeira Expoagri.

Representante da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, junto com colegas do Instituto Agronômico do Sul, organizou as primeiras normas para produção de sementes de trigo fiscalizada.

Junto com Theobaldo Roos, participou da comissão que entre 1960 e 1961 percorreu o interior do município visando o aumento do quadro social de capital da Cotrijal. Na cooperativa foi diretor-secretário (vice-presidente), de 1961 a 1969. Iniciou no Departamento Técnico junto com o coordenador, José Walter Mumbach, e proporcionaram o retorno do engenheiro agrônomo Irmfried Schmiedt a Não-Me-Toque, que veio se tornar presidente da cooperativa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir