Sábado, 24 de Agosto de 2019
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
Parcialmente nublado
20°
6°C
Não-Me-Toque/RS
Parcialmente nublado
Agronegócios

Mulheres que Cooperam podem tudo

Mulheres que Cooperam podem tudo
A atividade voltada para o público feminino da feira visa empoderar a mulher do campo e já se tornou tradicional entre as cooperadas
13.03.2019 10h23  /  Postado por: helaine

A atividade voltada para o público feminino da feira visa empoderar a mulher do campo e já se tornou tradicional entre as cooperadas

“Mulheres que cooperam podem tudo!”, gritaram, unidas em uma teia colorida de união e reconhecimento, as dezenas de mulheres cooperativadas da região que participaram do 3º Encontro das Mulheres que Cooperam. O evento, que é uma parceria entre Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque e Cotrijal, marcou o segundo dia de Expodireto na cidade de Não-Me-Toque.

A atividade voltada para o público feminino da feira visa empoderar a mulher do campo e já se tornou tradicional entre as cooperadas. Na abertura, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, reforçou a importância da mulher. Afirmou que as mulheres precisam participar da gestão da propriedade, da cooperativa e da família Cotrijal.

Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, ressaltou que eventos como esse visam destacar o importante papel da mulher no agronegócio.

– Que bom que vocês estão ocupando mais lugar dentro das cooperativas também – disse.
O presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Carlos Alberto Bacher, lembrou que quando morava no interior, para ajudar nas finanças, sua mãe começou a auxiliar o pai nas atividades leiteiras e esse foi um dos primeiros testemunhos de exemplo da força e determinação da mulher.

Jovem quer permanecer na propriedade

Refletindo sobre o “Papel da Mulher no Cooperativismo”, a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, iniciou a conversa que contou com o relato de três adolescentes que já atuam de forma cooperativa. Taíza Naiara Worst, 14 anos, filha de associados da Cotrijal, destaca que muitos jovens do campo ainda veem como única perspectiva a mudança para o meio urbano, mas que ela pretende estudar e seguir os passos dos pais.
– Eu ajudo nas tarefas básicas da propriedade, como tratar os animais, que eu gosto muito, e estou sempre aprendendo com os meus pais. Hoje eu falo sobre os incentivos para que o jovem continue no campo, como criar um Jovem Aprendiz do Campo, mais incentivos nas escolas de séries iniciais e também por parte das famílias – destaca a jovem, homenageada com placa durante a programação.

Juntas para serem mais fortes

A segunda palestra tratou dos “Princípios Cooperativos, um exercício de convivência do Cooperativismo”, com Roberto Gonçalves Martini. Mestre em psicologia da educação, ele trouxe, através de uma dinâmica de teia cooperativista, a reflexão acerca da força da mulher.

“A mulher faz milagre”

A estudante Taíza Naiara Worst, 14 anos, líder de cooperativa escolar, e a conselheira representante dos Líderes de Núcleo da Região Sede da Cotrijal, Roveni Doneda, foram homenageadas no evento

Vergílio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, destacou a importância das cooperativas escolares e acredita que a presença da mulher no sistema cooperativo é fundamental.

– A mulher faz milagre, em meio à tripla jornada de trabalho, constrói um processo cooperativista mais sólido, mais estável, mais firme e muito mais, eu diria, cooperativo – frisou o professor.
Surpreendida durante o evento, a conselheira representante dos Líderes de Núcleo da Região Sede da Cotrijal, Roveni Doneda, recebeu uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho junto ao cooperativismo.

– O agronegócio tem oportunidades para mulheres, meninas e para os jovens e precisam ser aproveitadas. Cada vez a gente luta mais ajudando nas cooperativas e eu convido as demais mulheres a fazerem parte da Cotrijal, como associadas. Fiquei muito feliz com este reconhecimento. Só posso agradecer –  confessou Roveni, com um sorriso largo.

LANÇAMENTO – Na oportunidade também aconteceu o lançamento da revista Momento especial Expodireto Cotrijal: mulheres do Agro em Ação, que contou a história da força de diversas associadas da cooperativa e suas trajetórias de vida e superação.

O evento, que é uma parceria entre Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque e Cotrijal

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.